sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaPRIMEIRA SEMANA DO GOVERNO TAQUES: Foco na saúde, segurança e educação impede...

PRIMEIRA SEMANA DO GOVERNO TAQUES: Foco na saúde, segurança e educação impede interrupção de serviços

Banner animado

REDAÇÃO
Secom-MT
José Medeiros/Secom-MT
http://www.mt.gov.br//storage/1/webdisco/2015/01/09/274x176/e1de788cb8e1691a15bf198107ee7204.jpg

Organizar a máquina administrativa e garantir o funcionamento dos setores essenciais. Na primeira semana à frente do Poder Executivo de Mato Grosso, o governador Pedro Taques tem focado os trabalhos da equipe já nomeada nas áreas da saúde, segurança e educação.

Em reunião com o secretariado nesta sexta-feira (09.01), no Palácio Paiaguás, foram discutidas as principais urgências, além de conhecidas as primeiras medidas tomadas e que garantem a prestação adequada dos serviços públicos.

Na Segurança Pública, o fornecimento de 9 mil marmitas diárias para o sistema penitenciário não foi suspenso, mesmo com o atraso de 60 dias no repasse para a empresa fornecedora. Agora a pasta trabalha para regularizar a situação deixada pela gestão anterior e evitar a interrupção no serviço.

A ação conjunta das secretarias de Planejamento, Fazenda e Administração garantiu à secretaria de Saúde o aporte de recursos necessário para a manutenção dos serviços. Um exemplo é o MT Saúde que hoje acumula uma dívida de R$ 40 milhões, oriunda de quatro meses de contas atrasadas. Durante a reunião o governador Pedro Taques pediu empenho da equipe para assegurar a permanência dos atendimentos.

Outra medida tomada na área da saúde diz respeito ao Hospital Central. A gestão anterior vetou a emenda do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, que previa a destinação de recursos para o hospital. O atual governo já trabalha no remanejamento de recursos da própria Secretaria de Estado de Saúde (SES) para daPostsr celeridade às obras.

A situação emergencial da saúde demandou ainda a construção de uma agenda positiva. Neste sábado (10.01) os secretários de Saúde do Estado, da prefeitura de Cuiabá e de Várzea Grande se reúnem para traçar um plano de ação com vistas a melhorar os atendimentos de saúde nas cidades.

A nova administração também regularizou a situação do Lar da Criança, sob a responsabilidade da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). O abrigo corria o risco de ficar sem a merenda escolar, medicamentos e sistema de ar-condicionado por falta de regularização em contratos.

Além disso, entre as principais demandas recebidas e solucionadas pelo governador está a regularização das contas de água, luz e telefone da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A situação da Universidade foi apresentada à Casa Civil, na quarta-feira (09.01), pela reitora eleita Ana Maria Di Renzo e o vice, Ariel Lopes. A situação também está em fase de regularização e garantirá o início das aulas do Ensino Superior Indígena.

Finanças – Já com relação às finanças, o diagnóstico semanal da Sefaz aponta que o caixa do governo já reagiu a partir das medidas tomadas após os decretos anunciados no dia 2 de janeiro. O governador Pedro Taques reforçou que a equipe de secretários analisa, com critério e responsabilidade, as contas do Estado sem prejudicar o andamento das ações previstas no orçamento e respaldadas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Na próxima semana os secretários voltam a se reunir para apresentar os resultados de novas medidas emergenciais apontadas pelo governador.

VEJA VÍDEO

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes