sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioGeralEconomiaApenas 80 pessoas acumulam a mesma riqueza que metade da população mundial...

Apenas 80 pessoas acumulam a mesma riqueza que metade da população mundial (3,5 bilhões de pessoas)

Banner animado

Pluma

Um relatório divulgado nesta segunda-feira (19), pela ONG britânica Oxfam, revelou que apenas 80 pessoas acumulam a mesma riqueza que metade da população mundial (3,5 bilhões de pessoas).  Os dados são de 2014 e mostram um aumento da desigualdade, pois em 2013, o número de bilionários era 85. Em 2009, eles somavam 388.

A parcela do 1% mais rico da população global está próximo de deter o controle da maior parte da riqueza global. Em 2014, o grupo detinha 48% de toda a riqueza mundial, frente a uma fatia de 44% em 2009. Segundo a organização, a previsão é de que a participação passe de 50% em 2016.

Tal alerta é direcionado aos participantes do Fórum Econômico Mundial de Davos, que acontece na Suíça esta semana.

Em comunicado, a diretora-executiva da Oxfam, Winnie Byanyima afirmou: “A escala da desigualdade global está simplesmente excessiva. A diferença entre os ricos e os demais está aumentando em velocidade muito rápida”.

De acordo com a Oxfam, o aumento da desigualdade tem restringido a luta contra a pobreza global e, apesar do tema estar na agenda mundial, as diferenças estão crescendo.

Winnie destacou que, embora líderes mundiais como o presidente dos EUA, Barack Obama e a diretora -gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) tenham defendido a luta contra a extrema desigualdade econômica mundial, “ainda vemos muitos apenas falando”.

Winnie fez um discurso de questionamento misturado com descontentamento: “Queremos realmente viver em um mundo onde um por cento é dono de mais do que o resto de nós combinado? Manter os negócios como de costume para a elite não é uma opção sem custos. O fracasso em lidar com a desigualdade vai atrasar a luta contra a pobreza em décadas. Os pobres são atingidos duas vezes com a desigualdade crescente: eles recebem uma fatia menor do bolo econômico e, porque a extrema desigualdade prejudica o crescimento, há um bolo menor para ser compartilhado”.

O Índice de Bilionários de Bloomberg aponta que os mais ricos do mundo adicionaram US$ 92 bilhões a suas fortunas no último ano. Quem faturou mais foi o fundador do site de e-commerce chinês Alibaba, Jack Ma, seguido de outros como o megainvestidor Warren Bufferr e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Hoje, o presidente americano Barack Obama faz seu discurso anual à nação, onde deve anunciar o aumento de impostos para os mais ricos. Uma fatia dos recursos obtidos deve ser destinada a benefícios para a classe média.

Com informações do jornal ‘O Globo’.

Postada por JL Pindado Verdugo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes