Início Comportamento TRT/MT: Trabalho seguro e trabalho infantil são temas de palestras no norte...

TRT/MT: Trabalho seguro e trabalho infantil são temas de palestras no norte do estado; em Colider os alunos Cidadãos do Futuro foram beneficiados

115
0
Google search engine

   Trabalho seguro e trabalho infantil são temas de palestras no norte do estado

      Levar a mensagem da prevenção de acidentes de trabalho e dos malefícios da exploração da mão de obra infantil. Esses foram os objetivos de dois eventos promovidos pela Justiça do Trabalho mato-grossense nesta quarta e quinta-feira (01 e 02) nos municípios de Peixoto de Azevedo e Colíder, região norte do estado.

           Os encontros foram realizados por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin23), entidade coordenada pelo TRT de Mato Grosso, e pela Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil (Ceti) do Tribunal.

Na quarta-feira (01), a palestra foi ministrada para empresários, trabalhadores, estudantes e gestores públicos na Associação Comercial e Industrial de Peixoto. O encontro, realizado à noite, foi viabilizado pelo juiz da Vara do Trabalho da cidade, André Simionatto, em parceria com a própria entidade que sediou o evento e com o Conselho Tutelar, além das secretarias municipais de educação e de assistência social.

No encontro, o magistrado falou sobre as questões legais relacionadas ao trabalho infantil (quando é permitido e em que critérios) e de seus malefícios na formação de crianças e adolescentes. Já o juiz auxiliar da Presidência do TRT/MT Ivan Tessaro tratou do tema Trabalho Seguro e da necessidade de patrões e empregados se atentarem todos os dias para os riscos de acidentes no ambiente laboral.

Na manhã desta quinta (02), foi a vez de crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Formação Mirim Cidadãos do Futuro de Colíder assistirem às apresentações. Coube ao juiz Mauro Curvo, da Vara do Trabalho local, falar sobre a exploração da mão de obra infantil e ao juiz Ivan Tessaro tratar da prevenção de acidentes de trabalho.

Os dois eventos contaram também com a participação da presidente do TRT/MT Eliney Veloso, que está percorrendo algumas varas da região norte do estado por ocasião dos encerramentos das correições realizadas nas unidades judiciárias.

Colaboradores

Os juízes André Simionatto e Mauro Curvo passarão a atuar, cada um em sua jurisdição, como colaboradores nos trabalhos desenvolvidos pelo Getrin e Ceti. As portarias designando a atuação dos magistrados foram assinadas pela presidente Eliney Veloso durante as visitas. Com isso, a perspectiva é ampliar também para o interior as ações dos programas nacionais de Prevenção de Acidentes de Trabalho e de Combate ao Trabalho Infantil.

 

(Zequias Nobre)