Francisco inaugurou o ano judicial do Tribunal da Rota Romana e expressou seu desejo de que estes processos sejam mais rápidos e gratuitos
O papa Francisco evocou no sábado a possibilidade de que “em um futuro” possam ser estudadas novas “intervenções legislativas” destinadas a acelerar os processos de nulidade matrimonial.
O pontÃfice fez essa reflexão durante uma audiência com os participantes do Congresso Internacional de Direito Canônico que ocorre na PontifÃcia Universidade Gregoriana de Roma desde na quinta-feira.
Neste encontro, foram estudadas as perspectivas do documento “Dignitas connubii” (2005), um compêndio de instruções que devem seguir os tribunais diocesanos na tramitação das causas de nulidade do casamento.
O pontÃfice argentino disse que “este vademécum” permite aos tribunais dotar de segurança e rapidez os processos, mas que estes, em algumas ocasiões, “são percebidos pelos cônjuges como longos e fatigantes”.
“Ainda não foram explorados todos os recursos que esta Instrução põe à disposição para um processo rápido, privado de formalismo, nem se podem excluir no futuro outras intervenções legislativas dirigidas a tal fim”, afirmou.
Na sexta-feira, Francisco inaugurou o ano judicial do Tribunal da Rota Romana e expressou seu desejo de que estes processos sejam mais rápidos e gratuitos.
 Por noticias.terra.com.br
Postada por JL Pindado Verdugo