Os indÃgenas continuam com o protesto iniciado no dia 27/01 em frente ao DISEI KAIAPÓS, em Colider, a qual culminou no bloqueio da BR-163 no km 943, trecho entre Nova Santa Helena e Itaúba, desde o dia 30/01, e prossegue, segundo eles, até o atendimento das suas reivindicações por parte das autoridades competentes, em BrasÃlia.
         O trânsito que vinha sendo  liberado de tempo em tempo  voltou a ser fechado na manhã desta segunda-feira (02), e agora  é definitivo. Conforme nos informou ao meio dia de hoje o indÃgena Roiti, filho de um dos lÃderes do movimento, só está sendo liberado para passagem de ambulância,  afirmando ele que nenhuma posição favorável veio de BrasÃlia, assim o trânsito não será mais liberado, Dentre as reivindicações, a principal é a  exoneração da coordenadora de saúde indÃgena.
              O mais garantido, neste caso, é passar pela rodovia MT- 423, que liga Cláudia a Marcelândia, tendo como entrada o trevo de Cláudia para quem vem de Cuiabá, e de Marcelândia para quem está saindo do Nortão. Da Redação Folha de Colider