36 ANOS DE SERVIÇO PRESTADO: aposentadoria de policial emociona colegas
PJC/MT
      Com mais de 36 anos de serviço dedicado à PolÃcia Judiciária Civil, o investigador de polÃcia, Deroci Alves da Silva, assinou na sexta-feira (09.09) o documento de aposentadoria para publicação do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (DOE). O policial civil dedicou mais de 10 anos em setores ligados à Diretoria de Inteligência – atividade primordial em investigações complexas sobre a materialidade do crime e autoria delitiva-, onde exerceu com afinco e comprometimento as atribuições incumbidas à  função, no cotidiano combate à  criminalidade em suas diversas vertentes.
Em uma carta, Deroci fala sobre os anos dedicados a instituição e se despede dos amigos que conquistou ao longo dos anos.
“De cabeça erguida, consciência tranquila e a certeza de ter feito o melhor que pude ao longo dos meus 36 anos dedicados à nossa honrosa Instituição PolÃcia Judiciária Civil de Mato Grosso, dentre erros e acertos, assegurar, se pudesse voltar no tempo e fazer tudo de novo; eu faria mais e melhor. (…) Com o coração perdido, que me despeço de valorosa famÃlia DI/PJC/MT. Da qual me orgulho em ter feito parte da sua idealização, planejamento, criação e implantação; pelo ExcelentÃssimo Sebastião Ribeiro da Silva Filho, aperfeiçoada e reestruturada pelos gestores que os sucederam até os moldes atuais.
 Aqui, conquistei respeito, reconhecimento promocional e pessoal, graças a colaboração harmoniosa, e compensação e a tolerância de todos, que por aqui passaram e em especial os atuais, sem isso não seria possÃvel chegar onde cheguei. A que peço perdão por eventuais falha e excessos, os meus sinceros votos de agradecimentos como forma de retribuição por todas as conquistas obtidas. Vou tentar a medida do possÃvel, retomar a vida que abdiquei a exatamente 36 anos, 7 meses e 19 dias. Terminou um ciclo, mas a vida continua e vocês vão estar sempre presente no meu coração. Um forte abraço a todosâ€, discorreu o investigador de polÃcia em sua despedida.
Em reconhecimento à atuação de Deroci, outro texto de autoria do amigo e companheiro de trabalho, investigador de polÃcia José Anacleto da Costa Filho, ressalta o valor da amizade e a importância de pessoais especiais em nossas vidas.
“…Meu amigo Deroci, Já está chegando a hora de ir. Essa frase é bonita para se cantar, mas muito triste para se viver. Você vai e eu fico, que bom seria se não houvesse despedida, não houvesse ‘até mais’, ou ‘até breve’.. (…) Seria bem melhor se em nossas vidas pudéssemos optar e pedir pelo ficar. Mas não é assim…Não podemos mudar certas situações, e certos destinos. Sentiremos muito a sua falta, mas esperamos que a sua ida, seja para melhor, afinal foi decisão sua, e nos só tenho que torcer e desejar que tudo dê certo, nesse novo caminho que você começa a trilhar. Seja sempre essa pessoa amiga e alegre que sempre foi. Por onde andar, lembre que deixou aqui pessoas que lhe querem bem e torcem pelo seu sucesso. E distribua a todos esse sorriso constante que sempre alegra seu rosto de felicidade. (…) Vá em paz e que DEUS ilumine o seu caminho. Seja feliz meu amigoâ€, encerra o policial.
Â