Início CIDADANIA Vara do Trabalho de Colíder autoriza repasse de 153,6 mil reais para...

Vara do Trabalho de Colíder autoriza repasse de 153,6 mil reais para a realização de cursos profissionalizantes na região

154
0
Google search engine


A Vara do Trabalho de Colíder autorizou o repasse de 153,6 mil reais para a realização de cursos profissionalizantes na região. Serão abertas 225 vagas para capacitação a ser realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT), também voltadas a jovens infratores.

As vagas fazem parte do projeto “Formar para Socializar 2” e tem previsão de início em agosto.

O repasse dos valores foi aprovado pelo Comitê Multi-institucional de Colíder, entidade formada por representantes das justiças do Trabalho e Estadual, dos ministérios públicos Estadual e do Trabalho (MPE e MPT) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os recursos são oriundos de Ações Civis Públicas movidas na Justiça do Trabalho pelo MPT.

A parceria com o Senai visa a realização de cursos nas modalidades de Iniciação, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional para atendimento em diferentes áreas do ensino profissionalizante.

A capacitação irá incluir cursos de auxiliar administrativo, salgadeiro, auxiliar de recursos humanos, operador de computador e recepcionista. Ao todo, serão 9 turmas novas a serem criadas.

A oferta dos cursos tem como função garantir a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da educação. O Senai destaca que a parceria com o Comitê vai possibilitar condições de acesso e a geração de oportunidades, promovendo o desenvolvimento da cidadania e do município e a garantia do bem estar social.

Ainda segundo o Senai, o curso será destinado a jovens em conflitos com a lei, pessoas com deficiência, trabalhadores sem ocupação e socialmente vulneráveis, pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social e idosos.

Guarda Mirim

A Guarda Mirim de Colíder também foi beneficiada com recursos destinados pelo Comitê Multi-institucional da cidade. A instituição irá receber uma van para transporte das crianças e adolescentes assistidos.

A destinação também vai proporcionar a manutenção do professor de música na instituição, que dará continuidade a um projeto que já vem sendo realizado com o apoio do Comitê.

Segundo o presidente da Guarda Mirim, Claudinei Aparecido Tosta, o veículo irá suprir as necessidades da entidade, dando mais segurança e qualidade para as atividades desenvolvidas. “Temos que agradecer a Justiça do Trabalho, que vem contribuindo para dar suporte à Guarda Mirim, autorizando o repasse das verbas. Até hoje, foram cerca de 20 projetos aprovados”, comemorou.

Claudinei destaca ainda a importância da permanência do professor de música. Ele cita que a parceria com o Comitê já possibilitou, inclusive, a compra de instrumentos musicais novos.

O juiz da Vara do Trabalho de Colíder, Mauro Curvo, explica que a Guarda Mirim é muito importante para Colíder e região. Ele destaca que as atividades realizadas na instituição vão ao encontro de um dos objetivos da Justiça do Trabalho, que é o combate ao Trabalho Infantil. “O trabalho desenvolvido no projeto dá acesso à educação, ao esporte, ao lazer, à música e à horta orgânica, para que essas crianças e adolescentes possam ter um futuro melhor e ir para o mercado de trabalho de forma qualificada, se afastando do mundo do crime”, avalia.

(Sinara Alvares