Transformar uma loja em um empreendimento de sucesso não é fácil. Prosperar nos negócios exige esforço, criatividade e, principalmente, persistência. Para Leandro Kessler, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic), fazer o negócio frutificar e crescer ocupa dias, noites, fins de semana e, até mesmo, feriados.
O empresário explica que empreender por conta própria exige atenção ao pagamento dos colaboradores, impostos, contas, compras, controle e reposição de estoque, divulgação, treinamento de funcionários e atendimento qualificado ao cliente. “Os desafios são vários. Atrair o cliente e garantir boas vendas exigem uma loja sempre atualizada, equipe bem treinada e atendimento eficiente”, pontua Leandro.
CAMINHO CERTO
É fundamental criar oportunidades. Destacar-se é correr atrás de vendas. O empresário precisa arregaçar as mangas e colocar toda a equipe para trabalhar e trazer clientes para dentro da loja. Telefone, e-mail e WhatsApp devem ser usados para convidar o cliente a visitar a loja, conhecer novidades ou conferir promoções.
Para tanto, é fundamental conhecer o cliente. Não basta apenas identificar as preferências do consumidor. É importante conhecer as preferências das pessoas, entender seus hábitos, rotinas e comportamentos. “Assim, pode-se surpreender o consumidor com novidades com produtos e serviços personalizados. É essencial estar antenado com as tendências para atrair um público maior”, afirma o presidente da Acic.
EQUIPE ALINHADA
Manter o pessoal de vendas bem orientado e alerta é preponderante. Um vendedor desatento pode atrapalhar o desenvolvimento do negócio. Uma equipe preparada e conhecedora dos produtos à venda saberá encantar e fidelizar o cliente. Saber informar com propriedade passa segurança e aumenta as chances de convencer o consumidor de que algo é realmente bom. Além de um bom produto, é necessário vender um bom atendimento.
O que acontece na concorrência também deve ser acompanhado. O lojista que pretende ter um comércio de sucesso deve estar sempre de olho em tudo: mercado, concorrência direta e indireta, seus próprios clientes e pessoas que podem ser clientes em potencial. “São informações que ajudam a encontrar oportunidades e definir as próximas ações”, garante Leandro Kessler.