sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioComportamentoA VOLTA DA PESTE NEGRA: doença que se alastra rapidamente no mundo

A VOLTA DA PESTE NEGRA: doença que se alastra rapidamente no mundo

Banner animado

LABORATÓRIO S JOSÉ

“…e pestes…” Mateus 24:7

imagens reprodução web

Doença se espalha mais rapidamente que o ebola e a gripe.

                No séc. XIV, uma pandemia de peste negra, eliminou cerca de 1/3 da população da Europa. 

                             O sinal de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) está acionado. Desta vez, não é por conta do Ebola, mas de um possível novo surto da peste bubônica, em Madagascar, país insular da costa sudeste da África. De acordo com um comunicado da OMS, até o final do ano passado, foram confirmados ao menos 119 casos da doença, incluindo 40 mortes.

                            “O surto que começou em novembro passado tem algumas dimensões preocupantes”, disse a OMS, na última semana de janeiro. “As pulgas que transmitem esta doença de ratos para os seres humanos desenvolveram resistência aos inseticidas de primeira linha.” Os especialistas informam que a peste está se espalhando, principalmente, em favelas densamente povoadas na capital de Antananarivo.

                     A doença é causada pela Yersinia pestis, uma bactéria encontrada em roedores e transmitida por pulgas. Caso uma pulga infectada pique uma pessoa, ela poderá desenvolver a peste bubônica, que tem com principal sintoma o inchaço dos gânglios linfáticos. Se as bactérias atingem os pulmões, o paciente pode desenvolver a peste pneumônica, o que é mais raro. Caso isso ocorra, a doença é ainda mais perigosa, porque pode ser transmitida entre humanos pela inalação e tosse.

                      “Caso diagnosticada precocemente, a peste bubônica pode ser tratada com sucesso com antibióticos”, disse a Organização Mundial da Saúde. “A pneumônica, por outro lado, é uma das doenças infecciosas mais mortais; os doentes podem morrer 24 horas após a infecção.” Pelo menos 8% dos casos podem avançar para a peste pneumônica, disse a OMS.

                 A pergunta que fica é: será que desta vez a comunidade internacional irá se movimentar rapidamente para conter esse novo surto da peste? Ou poderemos ver o mundo, novamente, em estado de alerta, como aconteceu com o Ebola?

                          Centenas de bactérias foram encontradas no sistema de metro de Nova Iorque. Segundo um estudo publicado esta semana, foram detetados vestígios de doenças como carbúnculo e peste bubônica, mas as autoridades americanas já vieram dizer que não há perigo para a saúde pública. (será?)

                     Durante 17 meses, foram recolhidas amostras em bancos, corrimões, assentos e portas. As análises revelaram a presença de centenas de bactérias, a maioria inofensivas, mas também algumas que podem causar infeções por estafilococos e meningite. Também foram encontrados alguns vestígios sem vida do que poderia ser a peste bubônica. ultimosacontecimentos.com.br

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/ e http://seuhistory.com/noticias/volta-da-peste-negra-casos-da-doenca-voltam-assombrar-o-mundo-e-preocupam-autoridades

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes