Caminhoneiros vão bloquear a BR 163 entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum nesta quarta (18) em protesto contra a alta no preço do óleo diesel, as condições das estradas e o preço do frete.
Os principais motivos que levaram os transportadores a se manifestarem são:
as baixas tarifas de fretes praticadas na safra atual, que estão em média 25% menores que as do ano de 2014. Também os últimos reajustes dos combustÃveis em sequência, acabaram gerando uma grande revolta no setor, haja vista que, os transportadores do agronegócio não conseguem repassar estes aumentos de custos para os preços dos fretes, uma vez que, o mercado é regulado pela Lei Predatória da Oferta e da Procura, que por sua vez, tem levado muitos transportadores à Falência.
O protesto está sendo organizado por transportadores destas duas cidades e região e conta com o apoio de lideranças polÃticas e de produtores rurais.
Os principais itens de reivindicações por parte dos manifestantes são:
Proibição por parte do Governo Estadual, da comercialização de fretes por parte das Tradings e Agenciadores de Cargas, com valores abaixo da Lista de Preços MÃnimos de Fretes, instituÃda pela SEFAZ/MT através da PORTARIA Nº 244/2014, sob pena dos mesmos perderem os seus incentivos fiscais junto ao Estado e terem suas respectivas inscrições estaduais suspensas.
Redução da alÃquota de ICMS incidente sobre os preços do óleo diesel de 17% para 12%.
Sanção Presidencial sem vetos do Projeto de Lei nº 4246/2012 que Regulamenta a Profissão de Motorista Profissional e disciplina sua jornada de trabalho.
 Fonte: Agitos Mutum