A Cruz Vermelha da Libéria lançou uma música contra o estigma para apoiar a reinclusão das pessoas que sobreviveram ao ebola nas suas comunidades. Esta iniciativa é parte da resposta do Movimento da Cruz Vermelha/Crescente Vermelha à doença na Libéria.
“Let Us Live Together Again” tem como objetivo aumentar a conscientização pública sobre a discriminação contra os sobreviventes do ebola. A canção promove valores como tolerância, solidariedade e compaixão, além de incentivar as famÃlias e as comunidades a acolherem aceitarem e conviverem com as pessoas que sobreviveram a essa doença.
Fayiah Tamba, secretário-geral da Cruz Vermelha da Libéria, afirma que é crucial que os sobreviventes recebam atenção e respeito ao retornarem à s suas comunidades. “À medida que gradualmente vencemos a batalha contra o ebola, podemos ver que a questão da estigmatização ainda precisa ser tratada. As pessoas ainda sentem que devem manter uma certa distância daquelas que sobreviveram”.
“A mensagem e o ritmo desta música nos faz lembrar que os sobreviventes são parentes, colegas, vizinhos. Eles precisam da nossa atenção, do nosso amor e devemos incentivá-los a retornar à s suas comunidades porque eles são inofensivos. Uma vez que tratamos todos com dignidade, podemos definitivamente pôr um fim ao ebola na Ãfrica”, afirma Tamba.
O Movimento da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho insta todos os liberianos a garantirem que os sobreviventes do ebola sejam tratados com respeito e dignidade, desta maneira evitando mais sofrimento.
Desde o inÃcio do surto do ebola, o Movimento vem combatendo a epidemia por meio da mobilização social, buscando pessoas que tiveram contato com quem se contagiou, organizando sepultamentos dignos e seguros, proporcionando apoio psicossocial, restabelecendo os serviços de saúde e entregando ajudas financeiras aos sobreviventes e à s famÃlias das vÃtimas.
“Let Us Live Together Again” foi apresentada ao público durante uma coletiva de imprensa no Ministério de Informações, no dia 13 de fevereiro de 2015. O Movimento da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho pede a todos os meios de comunicação na Libéria que divulguem essa música de modo a chegar ao maior público possÃvel. A canção foi produzida em colaboração com a União de Músicos da Libéria.
Mais informações:
Oniel Bestman, Cruz Vermelha da Libéria , tel: +231 777 346 356,