Imagemdivulgação
Com o avanço das tecnologias é realmente muito difícil saber se a profissão de babá seguirá existindo daqui a alguns anos.
Na atual situação de pandemia, praticidade e dominação tecnológica, é natural que as mães e pais procurem por formas alternativas e práticas de cuidar de seus bebês.
A presença de uma pessoa estranha na casa, como uma babá, pode muitas vezes trazer certa preocupação aos pais. Isso também ocorre por conta do histórico imenso de babás sendo negligentes com bebês.
Para os muitos jovens que trabalham sendo babás como bico, isso pode ser uma notícia um tanto triste, mas essa profissão provavelmente está à beira do colapso e extinção.
Em meio a tantas mudanças no Brasil e no mundo, a busca por pessoas de verdade já não é tão comum. Muitos preferem procurar, na hora de cuidar de seus bebês, algum vídeo colorido no youtube, alguma câmera que o filme 24 horas.
Por Que Preferem a Babá Eletrônica
Talvez a dúvida correta seja: por que não preferir?
Em relação às babás de verdade, a babá eletrônica custa muito mais barato e não abre mão do serviço. É basicamente uma máquina que vai cuidar dos seus filhos durante todo o dia sem pedir um aumento pelas horas extras.
As pessoas tendem a confiar mais em máquinas do que em pessoas. Afinal, uma pessoa pensa por si só e pode, a qualquer momento, representar uma ameaça.
Com a atual situação do Covid-19 as babás se tornam, ainda mais, um perigo para os bebês. Isso porque os bebês possuem um sistema imunológico frágil que pode, facilmente, ser prejudicado por qualquer vírus ou bacteriana.
Apesar de bebês não serem o principal grupo de risco do Covid-19, muitos pais preferem não arriscar contratando uma babá de verdade. Dessa forma optam por aparelhos eletrônicos práticos e baratos.
Vale ainda lembrar que, nessas situações de pandemia, muitos pais estão trabalhando em casa, por isso, possuem mais tempo para seus filhos. O que faz com que sintam menos necessidade de alguém cuidando de seus bebês. Eles mesmos podem fazer isso a maior parte do tempo.
Substituir babás por uma Boa Babá Eletrônica, à primeira vista pode parecer um ato falho, afinal, é uma máquina tomando conta do seu filho. Ainda existem pessoas que pensam que máquinas não evoluíram, mas hoje já existe todo tipo de robô.
Eles podem desde aspirar o chão da sua casa sem auxílio, até ninar o seu bebê sem você por perto. Todas essas tecnologias são extremamente práticas e eficientes.
A maioria das máquinas não apresenta um risco propriamente dito, porém, diversas pessoas ainda têm resistência em implementá-las por medo do que elas podem fazer.
Mas o conceito de uma máquina, que não foi feita para isso, criar consciência, por exemplo, é utópico e, muito provavelmente, não vai acontecer.
Inteligências artificiais, por sua vez, estão caminhando tão rápido para a evolução que, em breve, haverão literalmente babás que são robôs.
As pessoas não estão preocupadas com isso e, de forma geral, nem deveriam se preocupar demais. São questões fora do controle das pessoas, afinal, é fruto da evolução tecnológica e humana.
A visão de muitos de que a tecnologia é inimiga é o que afasta a ideia de que ela pode ajudar demais no cotidiano.
As babás podem ser extintas em breve, afinal, robôs agora tomam conta dos nossos filhos, mas isso não deve ser encarado como um problema. Afinal, nenhum robô vai suprir necessidades humanas como carinho, afeto e raciocínio.
Artigo Encaminhado por: