imagens reprodução web
 Elias Aranha – Assessoria
            Os prefeito dos municÃpios de Nova Santa Helena, Dorival Lorca; NovaCanaã do Norte, Vicente Medeiros; Nova Guarita, Francisco Endler; Itaúba, Raimundo Zanon;  Marcelândia, Arnóbio Andrade e de Colider Nilson Santos, estiveram reunidos na tarde da segunda-feira (23), com o objetivo principal de tratar de assuntos relacionados ao Hospital Regional de ColÃder.
         A reunião teve a pauta exclusiva com a discussão em torno da administração da unidade pelo Consórcio Regional de Saúde, como havia assinalado as autoridades estaduais. Após discutir os prós e os contras não houve consenso de entendimento e ficou decidido por unanimidade que o consórcio não vai assumir o hospital.
           O secretario de saúde esperava aceitação na totalidade dos gestores dos seis municÃpios deste polo.“Talvez houvesse mais benefÃcios de que risco, mas os prefeitos entenderam que o estado deve assumir. O Secretário tem uma segunda alternativa e já está trabalhando a segunda opção.Vamos à Cuiabá e teremos novidades em breveâ€. Ressalvou o Presidente do consórcio Francisco Endler.
Â
O chefe do Executivo colidense manifestou contrário e argumentou que para garantir a sustentabilidade e gerir aquela unidade hospitalar o custo de manutenção gira em torno de três milhões. E além do dispêndio há preocupação, com: transportes, compra de serviços, funcionários, questões trabalhistas e usuários que vem de outras regiões.Â
          Com a manifestação do municÃpio que detém o maior número de habitantes, seguido pelo segundo, Marcelândia, os demais prefeitos entenderam que a direção do HRCol seja de responsabilidade do Governo do Estado da forma que era antes da OSSs. “Vamos ir à Cuiabá reunir com o Governador  Pedro Taques e o Secretário Marco Bertúlio para pleitear essa alternativa de que o estado assuma de vez o HRCol pois cada municÃpio já tem o seu compromisso.†Completou O Prefeito de ColÃder.