Ultimo concurso realizado, em 2010, ofertou 3 mil vagas em diversas disciplinas
SÃLVIA DEVAUX
Da Redação
Mayke Toscano/Gcom-MT
E.E. LuÃza Nunes Bezerra vencedora do prêmio Gestão Escolar 2013
           A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai realizar concurso público para professor de educação básica. Além de cumprir a determinação da Justiça, que ingressou com uma ação civil pública contra contratações irregulares na educação estadual, o governo irá regularizar a situação dos profissionais de Mato Grosso. Dos pouco mais de 22 mil no quadro de professores, mais de 11 mil são contratados, ou interinos como são chamados. Apenas nove mil são efetivos.
            O número de vagas, para quais municÃpios, salários, e outras informações do certame, assim como a publicação do edital, ainda não foram informados. Uma comissão com técnicos da Seduc, da Secretaria de Gestão e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep) foi criada para fazer o levantamento da demanda de matrÃculas de cada municÃpio e avaliar as necessidades de contratações por áreas do conhecimento para definição do total de vagas que serão ofertadas, que vai depender também da previsão orçamentária do Estado.
       O último concurso realizado, em 2010, ofertou 3 mil vagas para professores de história, computação, lÃnguas estrangeiras em inglês e espanhol, lÃngua portuguesa, matemática quÃmica e sociologia. Para concorrer ao cargo de professor de educação básica o único requisito exigido deverá ser a Licenciatura plena.
           Este foi um dos compromissos assumidos pelo governador Pedro Taques, que começa a ser colocado em prática nos 100 primeiros dias de gestão, além da discussão do Sistema Ciclado de Ensino, implantado no Estado há mais de uma década e que gera questionamentos dos próprios educadores, pais e estudiosos no assunto; o programa de combate ao analfabetismo, quitação de restos a pagar e a realização de concurso de redação para celebrar os 150 anos do Marechal Cândido Mariano Rondon