Imagem ilustração
Mário Magalhães
Vivandeiras, espécie não ameaçada de extinção – Foto Reinaldo Canato/UOL Mais
          Se você acreditou no tÃtulo com notÃcia falsa lá no alto do post, não está sozinho: de cada 100 participantes do protesto do domingo passado na avenida Paulista, 42 levaram a sério a informação delirante sobre a invasão do Brasil por cinco dezenas de milhares de haitianos.
        Ninguém viu tanto haitiano por aqui em outubro, mas isso não impediu que os manifestantes pelo “fora, Dilma” achassem ser verdade que a presidente teve o reforço alienÃgena para conquistar novo mandato.
        A pesquisa que constatou a credulidade no inexistente foi coordenada por Esther Solano, professora de Relações Internacionais da Unifesp, e pelo filósofo Pablo Ortellado, da USP. Entre outras questões, eles apresentavam frases para saber se os presentes as levavam a sério.
          A notÃcia sobre o levantamento está na coluna de hoje da Mônica Bergamo.
        É claro que a crença no absurdo está relacionada com a intolerância diante do que parece incrÃvel, que outros não concordem com o que cada um pensa.
          O mais impressionante é que os 42% retratam o surto de certas cabeças.
Sobre os outros 58%, aceitaram desfilar lado a lado com quem acredita na fantasia sobre os haitianos eleitores de Dilma.