
Â
        Membros da universidade espanhola Salamanca visitaram o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso na quinta-feira (30). Eles vieram em busca de parceria para realização de ações educacionais bilaterais.
        A vice-reitora de relações internacionais da Universidade da Salamanca, Maria Ãngeles Serrano GarcÃa, disse que a instituição tem um parque cientÃfico conceituado e focado nos setores de Tecnologia da Informação, Biosanidade e Biotecnologia. A universidade tem mais de 800 anos em funcionamento e é a 4º maior do mundo.
       Entre as atividades desenvolvidas com outros paÃses, Salamanca promove intercâmbio de negócios e estágio em incubadoras.
        O diretor-superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa, explica que a entidade está fazendo prospecções para definir os pontos em comum na atuação do Sebrae-MT e a Universidade de Salamanca.
      A princÃpio, existe o interesse de qualificar os colaboradores do Sebrae na lÃngua espanhola. Conforme José Guilherme, os analistas vão ainda avaliar as possibilidades de negócios entre Mato Grosso e a Espanha, a partir da relação com a instituição educacional.
       No começo da semana, uma escola de idiomas ligada à universidade foi inaugurada no Centro de Ensino Superior de Cuiabá (Cesuc). Esta será a primeira unidade na instituição no Brasil. Segundo o assessor jurÃdico de escola, Luiz Correa de Mello, Mato Grosso foi escolhido por estar rodeado por paÃses de lÃngua espanhola.
       Já existem escolas para estudo de idiomas de Salamanca em Portugal, França e China.
Mello lembra que a princÃpio, a visita serviu para estreitar o relacionamento entre as duas instituições para que futuras parcerias sejam firmadas.
       O Sebrae-MT tem um histórico de ações internacionais, realizadas por meio de missões. A entidade já levou empresários para feiras internacionais de vários setores, como de Alimentação, Varejo e Construção Civil. Para o diretor-superintendente, está é uma forma eficaz de aprendizado, tendo em vista que o empresário aprende com o exemplo.
      Estiveram no encontro o diretor-superintende do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa, o assessor da superintendência do Sebrae-MT, André Schellini, a vice-reitora de relações internacionais da Universidade da Salamanca, Maria Ãngeles Serrano GarcÃa, o assessor jurÃdico da escola de idiomas em Cuiabá, Luiz Correa de Mello, o diretor da escola de idiomas em Cuiabá, Jorge Caballero Fiel, e o conselheiro-delegado da Universidade de Salamanca, José Miguel Sánchez  Llorente.
     SUSTENTABILIDADE – Durante a visita ao Sebrae, os integrantes da universidade conheceram o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), onde tiveram acesso ao trabalho desenvolvido no local.
        Eles assistiram um vÃdeo sobre a elaboração do projeto e construção do prédio e receberam materiais desenvolvidos para atender os pequenos negócios no que diz respeito as práticas sustentáveis.                                     MTnoticias.net com assessoria








