terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasEducaçãoAbertura de cursos técnicos marcam os 100 primeiros dias de governo

Abertura de cursos técnicos marcam os 100 primeiros dias de governo

Banner animado

SECITEC

RENATA PRATA
Redação/Gcom-MT

Os 100 primeiros dias de Gestão da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec-MT), comandada pela secretária Luzia Helena Trovo, foram marcados pelo início ou continuidade de cursos de formação técnica oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pelas escolas técnicas do interior. Para ministrarem as aulas nas oito escolas técnicas estaduais foram contratados 120 novos professores.

Cursos Técnicos

Por meio do Pronatec, projeto do Governo Federal, a Secitec atendeu 2.250 trabalhadores em Cursos de Formação Inicial e Continuada e 534 alunos em Cursos Técnicos em vários municípios do estado no primeiro trimestre de 2015.

Além do Pronatec, a pasta coordena cursos técnicos nas oito Escolas Técnicas Estaduais de Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop e Tangara da Serra. No primeiro trimestre de 2015 foram selecionados 1.680 alunos, de 4.528 inscritos, para 37 cursos técnicos e contratados 120 professores para a Educação Profissional.

Em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), foi aberta, neste mês de abril, mais uma turma de 40 alunos no curso Técnico em Agropecuária, que visa à capacitação de trabalhadores da agricultura familiar. Além disso, a Secitec diplomou 21 alunos no curso técnico em Segurança do Trabalho em Alta Floresta e 34 Técnicos em Agropecuária em Canarana.

Já estão programadas mais 4.295 vaga para Formação Inicial e Continuada e 923 para cursos técnicos do Pronatec que irão atender vários municípios do estado e esperam apenas a homologação do MEC. Já sobre a formação dos cursos técnicos, a previsão é abrir no início do próximo semestre mais mil vagas.

A Escola Técnica Estadual de Poxoréo promoveu, no mês de março, o já tradicional ‘Dia de Campo Estudantil’. Esta é a 4ª edição do encontro que tem como principal objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico e a interação com a comunidade. Este ano, foram debatidos os novos desafios no campo, com o comparecimento de mais de 1.200 pessoas, entre elas empresários do agronegócio, pequenos produtores, assentados , políticos e estudantes das faculdades de agronomia da região, de cursos técnicos e do ensino regular.

Reuniões

Uma reunião para discutir a atualização do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso aconteceu no Centro de Gestão e Estudo Estratégico, em Brasília, no dia 25 de março. As propostas discutidas na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, que reuniu em 2010 instituições governamentais e privadas, acadêmicos e estudantes podem servir de base para a nova versão do Plano de CT&I, sendo necessária para sua validação as devidas adequações ao texto e a realização de consulta aos diferentes segmentos da sociedade.

Também no mês de março, a Secitec participou do ‘XII Seminário de coordenadores Regionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015’ organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na Fiocruz , em Brasília. O evento permitiu a troca de experiências entre coordenadores de cada estado, orientou para cadastramento de eventos e para finalizações de projetos estaduais e promoveu oficina de criação e apresentação de proposta para o tema “Luz, Ciência e Vida”.

Uma grande reunião foi realizada para discutir a proposta da nova identidade e estrutura organizacional da Secitec e os principais compromissos e projetos da superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação. O evento englobou a ‘I Reunião de Mobilização Estadual para fortalecimento do movimento de Incubadoras de empresas’, visando os projetos relacionados ao Edital Cerne, do Sebrae, que é o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos e a realização da 25ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec 2015.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes