quarta-feira, 17/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasJustiça e VocêABRIL VERDE TRT/MT: açoes de prevenção chegam a 800 trabalhadores do...

ABRIL VERDE TRT/MT: açoes de prevenção chegam a 800 trabalhadores do interior de MT

Banner animado
Palestra para trabalhadores do frigorífico

Cerca de 800 trabalhadores e proprietários de sete frigoríficos localizados em cidades do interior de Mato Grosso participaram neste mês de palestras sobre a importância de se promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. A ação foi realizada por juízes do trabalho como parte da campanha Abril Verde, que busca levar informações sobre prevenção a acidentes e doenças ocupacionais.

Confira as fotos

Os encontros foram realizados em indústrias frigoríficas instaladas em Juína, Colíder, Tangará da Serra e Rondonópolis e marcam a intensificação das ações de prevenção de acidentes promovidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT).

A programação do Abril Verde foi desenvolvida pela coordenadoria regional do Programa Trabalho Seguro e teve como foco a interiorização das ações. “Este ano a nossa preocupação foi de interiorizar o programa, levando o diálogo social da importância do trabalho seguro no interior do estado em cidades longínquas e fronteiriças”, explicou a juíza auxiliar da Presidência do TRT-23, Michelle Saliba.

Em Juína, no Noroeste do estado, o juiz Adriano Romero esteve no dia 17 com os trabalhadores da linha de produção, da área administrativa e representantes dos proprietários do RS Frigorífico, que industrializa carne bovina e, no dia seguinte, com a equipe do Dom Porco Frigorífico, atingindo cerca de 100 participantes. 

No Médio-norte, o juiz Mauro Vaz Curvo, titular da 1ª Vara do Trabalho Tangará da Serra, falou no dia 19 para a planta frigorífico da Marfrig. A palestra reuniu 80 pessoas, entre diretores, advogados,

 engenheiros e técnicos de segurança, trabalhadores e jovens aprendizes. Na região Sul, cerca de 400 trabalhadores do Frigorífico Agra compareceram à palestra da juíza Karina Rigato, titular da 3ª Vara de Rondonópolis.

Na mesma semana, a juíza Graziele de Lima intensificou as orientações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para os trabalhadores do setor frigorífico de Colíder, no Norte do estado. No dia 18 para a equipe da JBS e, no dia seguinte, para os do Frigorífico Boa Carne, reunindo mais de uma centena de participantes.

Encerrando a programação no estado, a juíza Karine Bessegato fará a última palestra na quarta-feira (26) para trabalhadores de Pontes e Lacerda, no Sudoeste mato-grossense.

Kits educativos

Ao final das palestras, foram distribuídos kits do Programa Trabalho Seguro, com camiseta, cartilha e folders sobre saúde e segurança do trabalho na busca de intensificar e fixar as informações sobre a importância da participação de todos na prevenção.

A juíza Graziele de Lima, uma das gestoras regionais do programa, ressaltou que o acidente de trabalho não afeta somente a vítima, embora ela seja a que mais sofre as consequências. “A responsabilidade sobre a prevenção ao acidente de trabalho é da sociedade, do empregador, do empregado, enfim de todos nós, porque o reflexo disso impacta em todos os ângulos”, afirmou.

Abril Verde       

O mês de abril conta com duas datas importantes envolvendo acidentes do trabalho: o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28.

A escolha dos frigoríficos para receber a ação preventiva em Mato Grosso se deu em razão do setor ocupar o primeiro lugar no ranking das atividades com mais notificações de acidentes do trabalho no estado. 

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho revelam que o abate de reses, exceto suínos, registrou no ano passado em Mato Grosso 949 acidentes, o que representou 10% de todas as notificações realizadas no período. A atividade frigorífica envolve um trabalho penoso e que tem riscos potencializados por lidar com facas, objetos cortantes e movimentos repetitivos.

Além das palestras, as ações do Programa Trabalho Seguro deste mês incluem a iluminação do prédio do TRT-23 na cor verde, em alusão à cor símbolo da campanha de prevenção, e a inclusão nas atas de audiências a frase: “Segurança e saúde do trabalho, a prevenção é sempre o melhor caminho”. Também foi realizada a divulgação do tema na imprensa e nos veículos oficiais de comunicação do Tribunal.

(Aline Cubas)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes