terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioSocialMulherAbsorventes gratuitos no Brasil: quem pode receber na Farmácia Popular e como...

Absorventes gratuitos no Brasil: quem pode receber na Farmácia Popular e como retirar

Banner animado

Por Karen Belém

Imagem de capa para Absorventes gratuitos no Brasil: quem pode receber na Farmácia Popular
Absorventes agora serão gratuitos para mulheres em situação vulnerável. Serão distribuídos em unidades do Farmácia Popular. – Foto: reprodução/Pixelshot

Dignidade menstrual para todas! Uma iniciativa do Ministério da Saúde vai oferecer absorventes gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social nas farmácias que participam do programa Farmácia Popular.

Quem pode receber o benefício? Estudantes de escolas públicas de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. Mulheres detidas em unidades do sistema prisional também terão acesso.

A expectativa é de que as 31 mil unidades credenciadas da Farmácia Popular alcancem 24 milhões de pessoas de até 49 anos em todo o país. Isso inclui tanto brasileiras, quanto estrangeiras que moram no Brasil.

Como retirar?

Para receber o absorvente, é só ir até uma farmácia que faz parte do Farmácia Popular e mostrar um documento oficial com CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’.

Essa autorização pode ser digital ou impressa e deve ser gerada pelo aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’ (a nova versão do aplicativo Conecte SUS). Ela é válida por 180 dias.

Se tiver menos de 16 anos, um responsável legal precisa fazer a retirada pela jovem.

UBS, Cras e Creas também distribuem

Se tiver dificuldade para usar o ‘Meu SUS Digital’ ou emitir a autorização, pode ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Os agentes de saúde podem ajudar a fazer a autorização.

As pessoas em situação de rua podem ir aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras e Creas), Centros POP, centros de acolhimento ou falar com as equipes de Consultório na Rua.

Para quem está em unidades do sistema penal, a entrega será feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, diretamente nas instituições prisionais.

Por que isso é tão importante?

Absorventes são itens essenciais para a saúde e bem-estar das mulheres, e muitas vezes não são acessíveis para quem está em situação de vulnerabilidade.

A pobreza menstrual, juntamente com os tabus ainda existentes em torno desse processo natural, pode levar à evasão escolar e ao desemprego, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Realidade brasileira

No Brasil, aproximadamente uma em cada quatro meninas faltam à escola durante o período menstrual.

Aproximadamente 4 milhões enfrentam dificuldades de higiene no ambiente escolar, como falta de acesso a absorventes, banheiros e sabonetes.

Para o Ministério da Saúde, os absorventes gratuitos não só dão dignidade menstrual, mas também apoiam o direito à educação.

Que notícia boa!

O benefício quer alcançar aproximadamente 24 milhões de mulheres. - Foto: Marcello Casal Jr

O benefício dos absorventes gratuitos quer alcançar aproximadamente 24 milhões de mulheres em todo o Brasil. – Foto: Marcello Casal Jr

Espalhe Notícia boa!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes