
     Aconteceu na noite da quinta-feira (13) nas dependências da Câmara Municipal de ColÃder a AUDIÊNCIA PÚBLICA com a CAB AMBIENTAL, empresa responsável pelo serviço de distribuição de água tratada e rede de esgoto em Colider. E podemos dizer que não houve participação popular a altura das indignações demonstradas, ou seja, se levarmos em consideração ao número de reclamações que ouvimos constantemente da parte de populares mostrando insatisfação em relação aos serviços da CAB em nossa cidade, principalmente o alto preço que é cobrado pela taxa da rede de esgoto(90% da fatura da água). Mas os poucos que lá estiveram puderam presenciar entre os representantes da CAB, diretor Antonio Carlos e equipe técnica; membros do Legislativo Municipal; Prefeito Nilson Santos; Promotor de Justiça Drº Washington Eduardo Borrere, Carlos Birches da Imobiliária Invest  e alguns populares, um diálogo até certo ponto, aberto, com respostas apesar de não muito convincente da parte da CAB, mas de esperança de futuras conversações para possÃvel revisão do contrato, o que pode vir a gerar saldo positivo para todos nós que habitamos essa cidade.
     Na condução dos trabalhos o autor do requerimento da audiência e presidente  daquela Casa de Leis, vereador Odair José, ladeado dos vereadores  Odair André (Rincon), Givanildo Bispo(Mineiro), Silvano R. de Souza(Silvano dos Vicentinos), Marcos Aragão(Marquinho) e Ismaili Donassan, pelos quais os representantes da CAB foram interrogados  quanto ao serviço prestado em Colider e responderam mais de dez questionamentos, como também responderam dos demais componentes da mesa e de alguns populares que fizeram uso do microfone.
       Â
        A concessão da CAB (contrato de prestação de serviço) foi firmado em Colider no ano de 2002 com término para o ano de 2032, e em sua fala o prefeito Nilson Santos lembrou que já difere em muito a realidade do municÃpio daquela época para hoje, e o mesmo acontecerá daqui há 17 anos, ou seja, em 2032. Assim entende ele da grande necessidade de rever o contrato para adequar as realidades atuais de Colider.
Â
                Carlos Birches um dos grandes prejudicados com esse contrato “descompromissado†da CAB, na sua fala causou grande emoção no público presente quando disse que o plano piloto da sua empresa  Invest Empreendimentos,  hoje com  empreendimentos em Sorriso, Alta Floresta, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, nasceu em ColÃder, cidade que ele Ama de coração, por isso ainda permanece aqui com sua empresa mesmo sofrendo grandes prejuÃzos, tendo seus projetos inviabilizados por não poder contar com os serviços de competência da CAB, a qual ele pediu que reveja esse contrato que está causando grandes prejuÃzos ao municÃpio que além de correr o risco de perder os investidores que aqui estão, perde com os que deixam de vir quando barram nesta questão.
             Por sua vez,  Drº Washington Eduardo Borrere, representante do Ministério Público Estadual, disse que o povo precisa sim  manifestar suas indignações, reivindicar seus direitos, sendo de grande importância a audiência pública dando direito de voz ao povo. Â
  Â
          Assim como os demais vereadores  o  presidente da Câmara, Odair José mostrou seu descontentamento em relação aos esclarecimentos da CAB, entendendo que estão  descumprindo  com suas obrigações contratuais e deixando a desejar na prestação do serviço à comunidade, e a Câmara Municipal prosseguirá defendendo o que é justo e que é necessário para atendimento das demandas do municÃpio relacionado ao serviço de água tratada e rede de esgoto.  Da Redação/Folha de Colider








