
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SindJor/MT) encaminharam à Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido de intervenção federal e de afastamento do governador Mauro Mendes (UB) diante das recentes ações contra 15 jornalistas do Estado.
“Frente às interrupções prematuras das denúncias envolvendo atos do governo do Estado de Mato Grosso, na gestão do governador Mauro Mendes, evidenciando flagrante violação do dever estatal em apresentar dinâmica apuratória eficiente, a fragilidade dos órgãos de controle (Polícia Civil, Ministério Publico e Judiciário), bem como as frequentes violações ao livre exercício do jornalismo, abrangendo um grande número de comunicadores que estão sofrendo assédio processual, restando-se evidente afronta ao regime democrático e aos direitos da pessoa humana”.
O pedido foi encaminhado no dia 10 de novembro. A Fenaj e o SindJor/MT pedem “que esta douta Procuradoria Geral da República se digne em oferecer pedido de Intervenção Federal em desfavor do Estado de Mato Grosso, com consequente afastamento do Sr. Mauro Mendes Ferreira de sua função e cargo de governador, com fulcro no art. 34, VII, “a” e “b” c/c art. 36, III, da CF/88. Investigação e eventual responsabilidade dos envolvidos, após minuciosa apuração dos fatos descritos nesta denúncia, objetivando identificar o crime, materialidade e seus respectivos autores”.
Fonte: pnbonline
Imagem: divulgação internet







