
Assessoria
Companhia investe em programa para diminuir desperdÃcio e otimizar recursos
 Pensando nas perdas existentes na rede de distribuição de água, a concessionária responsável pelo serviço de saneamento do municÃpio, Ãguas ColÃder, implanta projeto inovador. A ação será conduzida pelo engenheiro civil, doutor na área e mestre em Tecnologias Ambientais, Peter Cheung, que fica responsável pela estruturação do plano para a otimização das ações a serem desenvolvidas pela concessionária e, consequentemente, uma expressiva queda nos percentuais de perdas a longo prazo.
 Durante o perÃodo de análise, a ser realizado ao longo de cinco meses, serão estudados os fatores que influenciam as perdas reais, aquelas decorrentes de vazamentos e extravasamento na rede de distribuição, e as perdas aparentes, ocasionadas pela submedição de hidrômetros, fraudes e falhas no cadastro comercial.
 Na perda real, serão analisados a rede de distribuição, pesquisa de vazamentos, qualidade dos materiais e o tempo médio dos reparos. Para a perda aparente serão analisados os hidrômetros, as ações de combate à fraude, qualidade dos materiais e possÃveis erros no setor comercial.
 “O projeto está em andamento, atualmente estamos analisando os hidrômetros que podem colaborar com o aumento do percentual de perdas aparentes. Após isso, será realizado um estudo de substituição de hidrômetros apresentando a viabilidade da troca, levando em consideração o custo da medidaâ€, explicou o engenheiro.
 De acordo com Cheung, ao fim do projeto, será apresentado o Plano de combate à s perdas. O documento terá grande expressividade nas ações da companhia uma vez que deve conter, entre outros fatores, as ações e o volume de investimento necessário para diminuição do Ãndice de perdas.
 “A companhia prioriza a eficiência no serviço oferecido à comunidade. Nossos Ãndices apontaram que 184 litros/segundo eram perdidos nas ligações todos os dias, um número alto que reflete na conta do cliente. Esse percentual é preocupante e, por isso, notamos a necessidade do investimento no projeto de combate. Investimos no melhor programa para manter qualidade do serviçoâ€, declarou Andre Silva, diretor operacional da Iguá Mato Grosso, controladora da Ãguas ColÃder.
 Sobre a Ãguas ColÃder – A Ãguas ColÃder assumiu o serviço de água e esgoto no municÃpio em 2017, com a responsabilidade de atender uma população de 25 mil pessoas. A concessionária faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.
 Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, atendem a cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no paÃs. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig†que dizer água.







