sexta-feira, 01/03/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaALERTA! Falhas deixam bilhões de aparelhos vulneráveis a hackers; invasores podem acessar...

ALERTA! Falhas deixam bilhões de aparelhos vulneráveis a hackers; invasores podem acessar dados dos aparelhos

Banner animado

Os aparelhos que usam as versões Bluetooth 4.2 a 5.4 estão suscetíveis a ataques BLUFFS, que permitem que os hackers acessem dados sensíveis

Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi /OlharDigital

Hacker de costas rodeado por equipamentos
(Imagem: Wikimedia Commons)

Bilhões de celularestabletscomputadores e outros aparelhos que usam as versões Bluetooth 4.2 a 5.4 estão vulneráveis a invasões de hackers. O alerta foi divulgado por uma pesquisa da universidade francesa EURECOM.

Invasores podem acessar dados dos aparelhos

  • Segundo o estudo, falhas na arquitetura das versões do Bluetooth permitem que os hackers comprometam apenas uma chave de sessão durante o emparelhamento.
  • Os ataques são chamados de Bluetooth Forward and Future Secrecy (BLUFFS) e permitem que os invasores acessem dados sensíveis.
  • A mesma chave de criptografia pode ser utilizada para acessar o dispositivo exposto em sessões futuras e forçar o uso dos códigos de menor duração, ou seja, diminuem a proteção e aumentam as chances de quebrar os mecanismos de defesa do aparelho.
  • As informações são da The Hacker News.
(Imagem: ymgerman / Shutterstock.com)

Recomendações para evitar ataques hackers

Em nota, a organização responsável por desenvolver o padrão, a Bluetooth SIG, reconhece os resultados do estudo. Ainda reforça que a estratégia pode enfraquecer a segurança do dispositivo para as próximas sessões e tentativas de ataque.

A recomendação é para que as empresas apliquem tecnologias de criptografia com pelo menos sete octetos nos aparelhos, que teoricamente não podem ser violados durante uma sessão. Além disso, a Bluetooth SIG pede para que fabricantes usem apenas o modo Apenas Conexões Seguras nos aparelhos, o que aumenta a segurança das tentativas de pareamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes