domingo, 14/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteAR CONDICIONADO CASEIRO: aprenda o truque para amenizar o calor e não...

AR CONDICIONADO CASEIRO: aprenda o truque para amenizar o calor e não gastar muita energia

Banner animado

Por Karen Belém

Sabia que tem um truque caseiro para fazer um ar condicionado em casa sem gastar tanta energia nesse calorão?

Com alguns materiais simples e um pouco de criatividade, você pode criar soluções inteligentes para ajudar a enfrentar esses dias tão quentes no Brasil, e o melhor: sem esvaziar sua carteira.

Antes que você pense em grandes engenhocas, a gente já te tranquiliza porque a dica é simples: pegue garrafas pets congeladas – ou um balde com gelo e água – e coloque na frente do ventilador. Quando você ligar o aparelho já vai poder aproveitar um ventinho mais gelado. (vídeo abaixo)

Como fazer o seu ar condicionado caseiro

Materiais Necessários:

  • Um ventilador
  • Algumas garrafas PET (pode ser de refrigerante de dois litros ou maiores, depende do que você tem em casa)
  • Ou então um balde com gelo e complete com água (vídeo abaixo)

Passo a Passo do ventilador com garrafas pet:

Passo 1: Congele as Garrafas PET

Encha duas ou mais garrafas PET com água, mas não encha completamente, ok? Lembre-se de que a água dilata quando congela.

Outra dica: coloque duas ou três colheres de sopa de sal grosso na água que será congelada e mexa bem antes de colocar no congelador. Isso porque a água salgada tem ponto de congelamento mais baixo.

Passo 2: Aguarde o Congelamento

Quando a água nas garrafas estiver completamente congelada, tire-as do congelador.

Passo 3: Posicione as garrafas e aproveite

Agora vem a mais parte fácil! Posicione as garrafas com gelo na frente do seu ventilador. Ligue o ventilador e voilà!, sinta a brisa fresquinha que vem do gelo derretendo. Simples assim!

Ah, mas lembra de colocar uma tolha no chão para ninguém escorregar depois que o gelo for derretendo.

Truque extra 

Além de posicionar garrafas de água gelada você pode usar uma bacia com pedras de gelo na frente do ventilador, se preferir. Também funciona.

Outra maneira simples de melhorar o desempenho é colocar garrafinhas de água gelada atrás do aparelho, assim, o ar que passa pelas garrafas geladas se torna ainda mais fresco.

Com esses truques, você pode aproveitar o ventinho geladinho sem gastar muito.

É uma solução simples, prática e perfeita para aliviar o calor sem gastar muito!

Veja como fica:

Lembra de colocar uma toalha embaixo das garrafas congeladas para ninguém escorregar. Foto: reprodução/Gabrielle Nunes

Lembre de colocar uma toalha embaixo das garrafas congeladas para ninguém escorregar. Foto: reprodução/Gabrielle Nunes

10 maneiras de esfriar o ambiente

É isso mesmo e agora a gente vai te contar 10 maneiras para fazer isso acontecer!

Bora lá?

  • Toalhas molhadas e bacias de água: elas ajudam a manter a temperatura no ambiente equilibrada e ainda por cima umedecer o ar. Mas temos que tomar um cuidado, elas só devem ser usadas durante o dia. À noite podem aumentar a presença de ácaros e fungos no quarto.
  • Gelo no ventilador: usar um suporte e posicionar blocos de gelo em frente ao ventilador também é uma ótima opção. O vento soprado pelo aparelho ficará bem mais fresco. Vai lá e faz o teste!
  • Portas e janelas abertas: sim! Elas devem ficar abertas para que a ventilação no local seja facilitada e você possa sentir aquele ventinho frio entrando pela casa.
  • Plantas na decoração: ter plantinhas em casa pode ser uma ótima saída, além de deixar o espaço super colorido, não é? As folhas verdes ajudam a absorver uma parte do calor e mandam de volta para o ambiente um ar filtrado e fresquinho.
  • Lâmpadas de LED: você tem lâmpadas de LED em casa? Se não tem ainda, pode começar a correr atrás! Os LEDs não emitem calor e ainda por cima economizam energia em casa. Só notícia boa, né?
  • Invista em boas cortinas: boas cortinas podem fazer total diferença na hora de amenizar o calor em casa! Aqueles modelos blackout, por exemplo, são ótimos na hora de absorver a luz solar e impedir que o calor entre na residência.
  • Use roupas confortáveis: uma ótima dica é usar roupas de algodão. O tecido é uma excelente opção para dias em que as temperaturas estão elevadas, porque permite uma ventilação boa. Assim, seu corpo e o ambiente trocam ar e a sensação fica mais agradável.
  • Evite tapetes e cobertores: sim! Tapetes, cobertores e pelúcias absorvem muito calor. Se o seu ambiente for cheio desses itens, uma sugestão interessante é guardar tudo durante o período quente do dia.
  • Xô tecido grosso: no frio a gente adora uma cama quentinha e macia, não é? Mas no calor o móvel pode virar uma estufa! Evite ao máximo qualquer tipo de tecido grosso na cama. É válido no calor usar materiais como linho, cetim e algodão. Seu sono vai agradecer!
  • Banho frio: essa é a clássica! Um baita banho frio no calor vai ajudar e muito a combater essa sensação horrível. Se refrescar no chuveiro, se você não gosta de banho gelado tá tudo bem, mas não vai virar a torneira toda pro lado quente também, né? Um banho meio termo já vai ajudar e muito espantar a sensação de mormaço!

Espalhe Notícia Boa!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes