
Lenine Martins/Gcom-MT
Dayanne Santana | Sedec-MTÂ
         O artesanato mato-grossense está presente na 17ª Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), realizada de 07 a 17 de julho, no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco. A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina e neste ano o seu tema é “O artesanato, a arte brincanteâ€. Participam cerca de cinco mil expositores nacionais de sessenta paÃses entre eles Peru, Colômbia e Espanha.
          O Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) leva para a feira peças produzidas por 65 artesãos. No estande de Mato Grosso estão expostas e disponÃveis para comercialização, peças da cultura indÃgena, cerâmicas, arte com retalhos de tecido, arte sacra, bonecas de pano, pedrarias, em tecelagem como redes e xales, móveis em madeira e fibra de urubamba, entre outros produtos.
          A coordenadora do artesanato mato-grossense, Maria do Carmo Avalone, destaca a importância da representatividade da cultura regional na feira. “A participação do Estado é imprescindÃvel para o fomento da produção artesanal mato-grossense. A feira funciona como uma vitrine, onde podemos além de divulgar, comercializar esses produtos, prospectar vendas futuras. Alguns artesãos já fecharam encomendas com grandes lojistas, como é o caso das redes e da arte indÃgenaâ€, pontua.
Artesanato mato-grossense na 17ª Fenearte
          Maria Avalone ressalta ainda, que o artesanato mato-grossense tem grande procura e neste ano, conta com um espaço maior na feira. Mato Grosso participa das feiras a convite do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). As peças da produção artesanal mato-grossense possuem caracterÃsticas peculiares de cada região do Estado. São peças únicas, que carregam toda originalidade e traços da nossa cultura, que poderão ser levadas para outros estados e para fora do Brasil
Fenearte
A 17ª edição da Fenearte homenageia dois artistas pernambucanos já falecidos, o artesão Manuel Eudócio e o multi-instrumentista Naná Vasconcelos. Uma novidade é uma ala dedicada à arte sacra. A Feira dedica um espaço exclusivo para o universo de brincadeiras populares.
         A feira funciona de segunda à sexta, das 14h às 22h, e nos finais de semana, das 10h às 22h.