terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioASSISTÊNCIA AO PRODUTOR: Secretário de Agricultura destaca ação como histórica e...

ASSISTÊNCIA AO PRODUTOR: Secretário de Agricultura destaca ação como histórica e essencial para o setor

Banner animado

COLIMEL

PUBLICIDADE

          A Secretaria de Agricultura, através de seu departamento técnico, destaca a assistência técnica dada aos produtores da agricultura familiar de Colíder MT, através de transferência de tecnologia feito pelo Médico veterinário Manuel Pedro Figueiró Dornellas, onde relatou que para produzir bem, a primeira ação é promover uma boa alimentação para os animais, em quantidade, qualidade e planejamento.

                   Índices zootécnicos a serem anotados como: inventario do rebanho, nascimento de bezerros, controle de parições e cobertura, e controle leiteiro, são importantes para o produtor na análise, por exemplo: pelo menos 80% das vacas estejam paridas. Outro aspecto relevante são anotações de custo e receita, analisar o fluxo de caixa da propriedade, para poder realizar tarefas que necessitam de dinheiro.

                  O SEBRAE é parceiro com técnicos renomados e experientes, e o Secretário de Agricultura Eurípedes (Lipa), conta com a administração municipal, que disponibiliza veículos e materiais as ações.

  Resultados:

                 Milton Moreira dos Santos – PA – VERANEIO, 4 meses no projeto, manifestou satisfação. Fez coleta de terra para análises e posteriormente correção com calagem e adubação. presencia a propriedade de 12 alqueires, sair de uma situação de pouca disponibilidade de pasto, se transformando rapidamente 4.000 m², de Panicum Massai, revezando atualmente 10 vacas e já vendo sua produção partir de 18 para mais de 60 litros de leite diários. Também recuperou uma área de cana-de-açúcar prevenindo o período de estiagem.

                Paulo Sardelli – Nova Galileia, começa a ver os resultados através da recuperação de 1,9 hectares de capim Panicum Mombaça revezando 17 vacas com uma produção de mais de 200 litros diários, e dentro do planejamento para estiagem foi feito integração agricultura e pecuária para fazer 4 hectares de silagem de milho e capim, e posteriormente, ter um pasto de ótima qualidade.

 Outros produtores do projeto:

 Estão colhendo resultados satisfatórios dos trabalhos: Adair Tarz Batista, Diego da Silva, Wesley Duarte, João Luiz (Pecuária de corte), Gilmar Correia de Almeida e Ezequiel Garcia da Silva.

 O Médico Veterinário manifesta seu inteiro dispor a novos produtores interessados.

 Telefones: 66 – 9695-3669, ou na secretaria de agricultura: 66- 3541- 4498.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes