terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAAssistentes Sociais do MP/MT participam do V Encontro Nacional do Serviço Social...

Assistentes Sociais do MP/MT participam do V Encontro Nacional do Serviço Social no Ministério Público

Banner animado

Assistentes Sociais do MP/MT participam do V Encontro Nacional do Serviço Social no Ministério Público (ENSSMP) 

Por REDAÇÃO MPE 

Assistentes sociais do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT) participaram nos dias Nos dias 15, 16 e 17 de outubro do V Encontro Nacional do Serviço Social no Ministério Público (ENSSMP), realizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, em Salvador, com o tema: “PLANEJAR: em qual direção?”.

Os assistentes sociais do MP/MT que participaram pela primeira vez do evento tiveram a oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido e aprimorar a atuação profissional com vistas a qualificação dos serviços prestados na Instituição.

O Encontro tem como objetivo construir diretrizes, em âmbito nacional, para a prática profissional, aprimorar a atuação dos assistentes sociais, consolidar uma identidade do Serviço Social na perspectiva da garantia de direitos e fortalecer a atuação de Assistentes Sociais nos diversos Ministérios Públicos do país.

A primeira edição do ENSSMP ocorreu no ano de 2005, em Porto Alegre/RS, com objetivo de contribuir tanto com a capacitação continuada dos assistentes sociais, quanto na publicização da atuação desses profissionais no Ministério Público. Desde então, o encontro acontece a cada dois anos, sendo direcionado a assistentes sociais e estagiários de Serviço Social que atuam no Ministério Público e tendo como propósito fomentar discussões sobre a intervenção profissional nesse espaço sócio ocupacional, construindo estratégias coletivas para a efetivação do projeto ético-político do Serviço Social na Instituição.

Durante a abertura do evento o procurador-geral de Justiça do MP/BA Márcio Fahel, afirmou que o vínculo existente entre o Serviço Social e o Ministério Público é notório, embora o MP tenha mais de 400 anos de existência e o Serviço Social tenha se estabelecido como profissão somente na década de 1930. “É difícil saber quem nasceu primeiro: “Não se pode separar um do outro. Há uma comunhão de atuação e de preocupação entre esses serviços, que ninguém pode negar”, destacou o PGJ.

Quem também participou do evento foi a promotora de Justiça aposentada do MP/BA, Itana Viana, ela lembrou que o Serviço Social surgiu no século XX como grande interlocutor entre as pessoas e as instituições: “Este serviço se tornou fundamental para a efetivação dos direitos sociais que a Constituição Federal de 1988 reconheceu. O Serviço Social é a grande ponte no diálogo entre o indivíduo e as instituições e não poderia o MP, com as atribuições que lhe conferiu a Constituição, operar o direito sem a interlocução dele. É o Serviço Social que conhece o povo, porque é ele que vai a cada rua e beco da periferia, aos hospitais, às penitenciárias e conhece todas as dores humanas”, frisou Itana Viana.

Também integraram a mesa de abertura do evento o Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Valmiro Macedo; a representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/5ªRegião), Andréia Batista de Araújo; a representante da Comissão Organizadora do IV ENSSMP, assistente social do MP do Rio de Janeiro Márcia Nogueira; e a representante do Serviço Social do MP baiano, assistente social Ângela Almeida.

Para efetivar as proposições construídas no V Encontro, os profissionais deliberaram a criação de uma comissão nacional, com 02 (dois) representantes por região, na qual o Centro-Oeste foi composta por representantes do Distrito Federal e Mato Grosso. Ainda, os demais encaminhamentos em nível estadual serão discutidos pelo coletivo de Assistentes Sociais do MP-MT, através dos Encontros Estaduais da profissão, que já vem sendo realizados e agora serão aprimorados a partir das diretrizes pactuadas nacionalmente.

(CONFIRA COMO FOI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA)

Abrindo o ciclo de debates com a Conferência Magna “Planejar: em que direção?”, a professora associada da Universidade Estadual de Londrina Sílvia Alapanian abordou o tema central do evento, destacando o planejamento como um processo técnico e político que requer uma discussão sobre o “como fazer”, subordinada a “o que queremos fazer”, aspectos relacionados aos caminhos para o desenvolvimento da sociedade. Nesse sentido, um passo fundamental do planejamento é o diagnóstico da realidade.

Já no dia 16/10, a mesa redonda “A evolução do Serviço Social no Ministério Público na última década” abordou os temas “A importância do Serviço Social no Ministério público” e “Desafios e perspectivas para o fortalecimento do Serviço Social no Ministério Público: avaliação dos encontros realizados”, com exposições das palestrantes Márcia Regina Ribeiro Teixeira, promotora de Justiça do MP/BA, e Silvia da Silva Tejadas, assistente social do MP/RS, respectivamente. Sílvia apresentou dados da sua tese de doutoramento em que analisou a inserção do Serviço Social no Ministério Público, a partir da avaliação dos encontros realizados; e refletiu sobre os desafios postos a profissão neste espaço sócio ocupacional, sobretudo, no que tange ao fortalecimento da atuação do assistente social junto aos direitos difusos e coletivos.

Além das atividades mencionadas, no V ENSSMP ocorreu o lançamento do livro “Tecendo mudanças: Acolhimento institucional para crianças e adolescentes em Sergipe (Relatos de experiências) e houve a apresentação de trabalhos e trocas de experiências sobre a prática profissional nos Ministérios Públicos, considerando as seguintes temáticas: Família, Gerações (crianças, juventude e idoso) e Pessoa da Família; Políticas públicas e rede socioassistencial; Gênero, Etnia, Orientação Sexual e Diversidade; Saúde do Servidor e Recursos Humanos (Atenção ao Servidor); Formação profissional e supervisão de estágio. Foram realizados também grupos de discussão, visando a construção de proposições a serem trabalhadas até o próximo encontro. 

 http://www.mpba.mp.br/eventos/2014/outubro/15/
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes