domingo, 03/03/2024
Banner animado
InícioGeralNEGOCIOS & CIABloqueio de cartões deve ser informado aos clientes

Bloqueio de cartões deve ser informado aos clientes

Banner animado

As operadoras de cartões de crédito ou débito poderão ser obrigadas a manter seus clientes informados sobre possíveis interrupções na prestação dos serviços.

ELZIS CARVALHO/Secretaria de Comunicação

 
Dep. Zé Domingos (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

             As empresas de cartões de crédito ou débito podem ser obrigadas a comunicar os clientes sobre o bloqueio do cartão. A iniciativa é do deputado José Domingos Fraga (PSD) e está no projeto de lei 122/2016, em tramitação na Assembleia Legislativa.

                De acordo com a proposta, o bloqueio do cartão será obrigatório para o cliente que não tiver solicitado o serviço. Com isso as empresas terão o prazo de 24 horas para comunicá-lo sobro o bloqueio.

“As operadoras de cartões de crédito ou débito são obrigadas a manter seus clientes informados sobre possíveis interrupções na prestação dos serviços, hipótese que pode evitar grandes transtornos aos consumidores”, explica o parlamentar.

Já a forma de aviso deverá ser escolhida entre as opções elencadas pela operadora do crédito ou débito. Mas caso as empresas não cumpram a lei, os infratores serão notificados por escrito. A multa, em caso de uma nova infração, será de 200 Unidades Padrão Fiscal de Mato Grosso – UPF/MT.

O valor arrecadado com a aplicação das multas será integralmente repassado ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor ( FUNDECON), instituído pela Lei n.º 7.170, de 21 de setembro de 1999.

A fiscalização será dos órgãos de defesa do consumidor como a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), nos respectivos âmbitos de atribuições. Eles serão responsáveis pela aplicação das sanções decorrentes de infrações às normas nela contidas, mediante procedimento administrativo, assegurada a ampla defesa. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes