
Larissa Malheiros | Corpo de Bombeiros-MTÂ
         Levar choque não é uma coisa comum e não faz parte da rotina de ninguém se deparar com essa cena. Por isso, o Corpo de Bombeiro Militar orienta a população para os cuidados com as descargas elétricas. Além disso, os profissionais destacam as formas de realizar o socorro à s vÃtimas que estejam grudadas no ato do choque na eletricidade, e as consequências diretas, indiretas e aplicação do atendimento.
         O tenente-coronel BM Silvio Bernardes, especialista em primeiro socorros, explica que ao se deparar com uma vÃtima tomando uma descarga elétrica e que esteja ligada ao condutor de energia, não pode tentar tirar a pessoa da situação com as próprias mãos, para não receber a descarga também. Sendo assim, Bernardes assegura que a única forma de retirar a vÃtima da situação de risco é com um pedaço de madeira ou algo de borracha, objetos que não conduzem a energia.
       “Você vê a pessoa grudada ao fio que conduz a energia. Se tentar pegar na vÃtima será outra vÃtima, porque também levará o choque. Então, em primeiro lugar, tente desligar o condutor de energia, caso não consiga, use uma madeira forte ou borracha para desvencilhar  a pessoa do condutor de energiaâ€.
      Outra dica está no primeiro atendimento à vÃtima após o choque elétrico. Ele afirma que as consequências podem ser diretas, com isso, acontecer a parada cardÃaca, queimaduras externas e internas, lesões musculares e neurológicas.
Além das indiretas, neste caso traumas pela queda, falência de órgãos e consequências psicoemocionais. “É necessário que sejam acionados imediatamente o bombeiro pelo 193 e o Samu no número 192. São os profissionais especialistas para retirar uma vÃtima nesta ocorrência e atendê-la após o trauma causado pelo choque elétricoâ€, completou.Â