

Crédito: Acervo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC)
A inauguração da BR-163/MT completa 48 anos neste domingo (20.10) com um cenário que reflete o desenvolvimento de Mato Grosso e a importância da rodovia para o Brasil ao longo dos anos. Na década de 70, ela foi construída para integrar as regiões sul e sudeste com o norte, dando origem a vários municípios do estado. Atualmente, o segmento de Itiquira a Sinop – sob a responsabilidade da Concessionária Nova Rota do Oeste – sedia a maior obra de infraestrutura rodoviária do país com a execução de cinco contratos de duplicação de forma simultânea de Diamantino a Sinop.
A imponência da duplicação iniciada em 2023, após o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumir a gestão da Nova Rota, se assemelha – guardando as proporções e realidade de cada época – à operação montada pelo Exército Brasileiro, em 1970, para construir a BR-163, idealizada dentro do Programa de Integração Nacional, que tinha como mote ‘Integrar para Não Entregar’.
Todo o desenvolvimento e história são acompanhados pelo produtor rural de Nova Mutum e Sorriso, Vitório Cella, 76 anos. Veio de Chapecó (SC) para o norte de Mato Grosso para trabalhar aos 26 anos. E viu a BR-163 nascer, se desenvolver e virar o principal corredor de escoamento da produção agrícola do estado por onde passa parte dos 92,9 milhões de toneladas de soja (38,5), milho (48) e algodão (6,4) produzidos em Mato Grosso, de acordo com dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Até os anos 80 não tinha asfalto, mas era boa. Em 81, virou um atoleiro e em 82 chegou o asfalto. O trânsito foi aumentando, a plantação crescendo e as cidades começaram a surgir. Com a BR-163 veio o desenvolvimento e as pessoas que queriam trabalhar, progredir”, relembra.
Desde 1975 em Mato Grosso, o produtor rural e vice-prefeito de Nova Mutum, Alcindo Uggeri, conta que já chegou no estado pela BR-163 vindo do Rio Grande do Sul. Levava meio dia para chegar em Diamantino e um dia até Cuiabá. “Hoje está tudo fantástico”.