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CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016 FOCA SAÚDE E SANEAMENTO

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Com foco no saneamento e na saúde, CNBB lança hoje campanha da fraternidade 2016

           A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 tem como  tema deste ano “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca“, com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.

                  Campanha foi lançada em Divinópolis na manhã da  quarta-feira (10), no Centro Diocesano de Pastoral. Segundo o bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos de Sousa Campos, que presidiu o lançamento, a campanha deste ano será voltada para sustentabilidade com o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”.

              O bispo destaca que será um período de reflexões sobre problemas e soluções para o desafio do saneamento básico, a qualidade de vida, as políticas públicas do cuidado da fauna, da flora, das águas, do ar, dos seres vivos, o uso dos recursos naturais, a insustentabilidade do modo de agir sobre as riquezas naturais, além dos graves acidentes ecológicos com o rompimento das barragens da Samarco, em Mariana.

“O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em mente que justiça ambiental é parte integrante da justiça social”, destacou.

O bispo Dom José Carlos ainda disse que a Campanha da Fraternidade é um convite à conversão e também uma época para olhar com compaixão para o mundo.

“A relação entre Igreja e sociedade será algo sempre em pauta na construção da identidade e da missão dos discípulos de Jesus em cada tempo. As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo, e nada há de verdadeiramente humano que não encontre eco no coração destes discípulos”, finalizou.

Do G1 Centro-Oeste de Minas

             

Campanha ecumênica

             Vale salientar que a  primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema “Felizes os que promovem a paz”. A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.