terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeCasos de covid-19 têm aumentado em MT nos últimos meses

Casos de covid-19 têm aumentado em MT nos últimos meses

Banner animado

Até o momento, não há uma relação clara entre o aumento nos casos e a nova subvariante identificada pela SES-MT.

Casos de covid têm aumentado em MT nos últimos meses (Foto: Governo de MT)

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apontam um aumento no número de casos de covid-19 em Mato Grosso nos últimos meses. O período de agosto a janeiro registrou um aumento progressivo e diante da nova subvariante identificada, é necessário manter-se alerta para sintomas gripais.

No período de agosto a setembro, foram registrados 265 casos confirmados, resultando em 5 óbitos. Em seguida, no intervalo de setembro a outubro, os casos subiram para 450, com 2 óbitos. O mês de outubro a novembro apresentou um aumento mais expressivo, com 985 casos confirmados e 3 óbitos.

O cenário continuou escalando nos meses subsequentes, com novembro a dezembro contabilizando 1110 casos confirmados e 5 óbitos. No período de dezembro a janeiro, os números atingiram seu pico, com 2208 casos confirmados, mas com uma leve redução nos óbitos, totalizando 3.

Na última semana, a SES-MT identificou uma nova subvariante do vírus, chamada JN 2.5, uma variação da Ômicron. Este é o primeiro registro dessa subvariante no Brasil. Conforme detalhado pela secretaria, o Laboratório Central do estado sequenciou e identificou a nova cepa durante uma pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro.

Quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a subvariante JN 2.5 e foram hospitalizadas. Três delas se recuperaram e receberam alta médica, permanecendo estáveis em isolamento domiciliar sob a vigilância municipal. No entanto, a quarta paciente, que já tinha doença pulmonar obstrutiva crônica, faleceu. A equipe de vigilância da Secretaria de Estado de Saúde ainda está investigando o caso, e a causa exata da morte não pode ser confirmada como sendo devido à covid-19.

Importante ressaltar que, até o momento, não há uma relação clara entre o aumento nos casos e a nova subvariante, conforme afirmou a Secretaria de Saúde. O governo do estado faz um apelo à população para evitar o pânico, permanecer alerta para sintomas gripais e seguir as orientações sanitárias, incluindo o uso de máscaras, higienização das mãos e a busca pela vacinação contra a doença.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes