sexta-feira, 01/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeCasos de dengue em Mato Grosso já são mais de 23 mil

Casos de dengue em Mato Grosso já são mais de 23 mil

Banner animado
Maricelle Lima Vieira | SES-MT 
Gcom-MT

DENGUE MT

                   Mato Grosso já registrou 23.108 casos de dengue neste ano. No mesmo período, no ano de 2015, foram registradas 14.489 notificações, o que representa um aumento de quase 59%. Diante do aumento de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça o alerta para a intensificação nas ações de prevenção e controle da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus aos 141 municípios mato-grossenses.

Zika vírus e chikungunya

                   Em relação ao zika vírus são 21 mil casos suspeitos no Estado. Devido à incidência, Mato Grosso está com risco alarmante com 643 casos por 100 mil habitantes. Setenta e nove municípios estão classificados com alto risco da doença, o que representa 56,1% dos registros.

           Já foram registrados este ano 1.219 casos suspeitos de febre chikungunya, o que representa uma incidência de 37 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Três  municípios estão classificados com alto risco da doença.

              A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença e prevenir, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas alerta 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população.

                  Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES enfatiza aos municípios para que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, como também aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes