sábado, 02/03/2024
Banner animado
InícioSocialInfra-EstruturaCHAPADA DOS GUIMARÃES: Parceria garante infraestrutura em pontos turísticos do Parque

CHAPADA DOS GUIMARÃES: Parceria garante infraestrutura em pontos turísticos do Parque

Banner animado

Entre as ações do Termo de Cooperação com o ICMBio estão obras de infraestrutura no Véu de Noivas e Portão do Inferno

D´LAILA BORGES
Assessoria/Sedec

                 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinam no dia 18 de maio, durante a abertura da Temporada de Turismo, um Termo de Cooperação que prevê a implantação de estrutura física voltada à visitação no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Entre as ações da parceria estão a construção de uma portaria e de um centro de visitantes na cachoeira Véu de Noivas, entrada do Parque, de estrutura física para os visitantes no Portão do Inferno e a revitalização de trilhas. O documento também prevê orientação técnica aos guias sobre normas da legislação ambiental e a avaliação dos resultados e dos reflexos das atividades desenvolvidas no local.

Os recursos para a execução das obras da portaria, do centro de visitantes e da revitalização das trilhas já estão garantidos por meio de um convênio firmado com o Ministério do Turismo no valor de R$ 2,4 milhões.

Atualmente o Parque Nacional encontra-se aberto à visitação, mas algumas normas, por questão se segurança, como o acompanhamento feito por guias, têm que ser observadas devido à falta de estrutura nos atrativos. Além das melhorias na estrutura física, a parceria também visa melhorar a qualidade do serviço prestado por esses guias.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo de natureza tem aumentado entre 15% e 25% ao ano. “Essa parceria será extremamente importante na preparação do Parque para atender essa demanda crescente”, destacou o titular da Sedec, Seneri Paludo.

Temporada de turismo

Com o tema “Mato Grosso, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade do Turismo”, a abertura da temporada de turismo 2015, que acontece nos dias 18 e 19 de maio no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, visa divulgar os produtos e o potencial turístico, cultural e ambiental do Estado, contribuindo para a democratização, ordenamento e regulamentação da atividade turística.

Na programação constam seminários, palestras, oficinas e workshops direcionados aos agentes de fomento do turismo.

O evento é uma realização do trade turístico de Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedec, e a Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes