sexta-feira, 23/02/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioChina abre mercado para proteína processada de aves e suínos

China abre mercado para proteína processada de aves e suínos

Banner animado
Fávaro, China, Brasil, acordo, proteína

Brasil passa a poder exportar proteína processada de animais terrestres para a China após a assinatura do protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Administração-Geral de Aduanas da China (GACC), durante o encontro oficial entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jiping nesta sexta-feira (14), em Pequim.

A proteína processada de aves e suínos inclui a farinha de carne, ossos, sangue, penas, entre outros, e é utilizada na fabricação de ração para alimentação de animais.

O Brasil é um dos maiores exportadores de farinha de animais terrestres, atrás apenas da União Europeia, Estados Unidos e Austrália. A China figura como o terceiro maior comprador do produto.

Com a assinatura do protocolo, os estabelecimentos brasileiros interessados em comercializar para a China deverão ter sistema de gestão de qualidade de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP) e de rastreamento eficaz.

Somente matérias-primas oriundas de animais que nasceram e foram criados no Brasil em áreas livres de febre aftosa, peste suína clássica, peste suína africana e influenza aviária de alta patogenicidade, abatidos em estabelecimento oficialmente aprovado, e submetidos a inspeção antes e post mortem poderão ser exportadas para a China.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância da conquista para o Brasil, que passa a ter um novo e significativo mercado para comercialização desses produtos. Ele ainda ressaltou que a exportação desses produtos não beneficia somente o agronegócio, mas também gera empregos e oportunidades para todo o ciclo de produção.

A abertura do mercado chinês para a proteína processada de animais terrestres é vista como uma conquista importante para o país, que tem buscado ampliar suas exportações e diversificar seus mercados. A expectativa é de que a medida traga benefícios significativos para o setor agropecuário e para a economia brasileira como um todo.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes