Início Agronegócio China suspende importações de carne de frango de frigorífico de Estado ...

China suspende importações de carne de frango de frigorífico de Estado Brasileiro

218
0
Google search engine

As causas da suspenção não foram informadas e a São Salvador Alimentos (SSA), dona da marca Super Frango, apura o fato e tenta reestabelecer as exportações.

MÁRIO ANDREAZZA

 

O frigorífico São Salvador Alimentos (SSA), especializada em abate de aves, dona da marca Super Frango, e maior exportador do produto no Estado, com sede na zona rural de Itaberaí (100 km da Capital), teve a habilitação para exportação de seus produtos à China temporariamente suspensa no último domingo (30). A empresa foi comunicada da medida por meio de ofício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A suspenção foi determinada pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC), concedida na unidade de abate de Serviço de Inspeção Federal (SIF) 3404, referente à São Salvador Alimentos de Itaberaí.

No entanto, as causas que motivaram a suspensão não foram especificadas. A SSA informou, por meio de nota, que analisa o fato junto aos órgãos competentes para que sejam adotadas todas as providências necessárias para reativar o quanto antes referida habilitação.

A São Salvador ressaltou ainda que “reafirma seu compromisso com a excelência operacional de suas unidades e consequente qualidade e segurança de seus produtos”.

O Analista de Mercado Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), Marcelo Penha, ressalta que esse embargo é muito preocupante, deixa o setor goiano em alerta e, pelo fato de a SSA ser a maior exportadora do produto, a medida pode causar impactos imediatos à produção do Estado.

“A gente fica muito preocupado, podemos até comparar esse caso com o que a gente teve de bovinos no ano passado que impactou profundamente o setor e isso deixa toda cadeia produtiva do frango em Goiás em estado de alerta. Cabe agora ao MAPA identificar as questões que levaram a essa suspensão para tentar reverter o quanto antes para impedir um impacto grande em relação às exportações desse frigorífico para a China”, disse Penha

Veja nota da SSA na íntegra

“A SÃO SALVADOR ALIMENTOS S/A – SSA, sociedade anônima de capital fechado, inscrita com o CNPJ n°. 03.387.396/0001- 60, com sede na Rodovia GO 156, km 0, zona rural, Itaberaí – GO, CEP 76.630- 000, COMUNICA que recebeu em 30/01/2022 ofício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, informando que a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) determinou a suspensão de nossa habilitação (concedida na unidade de abate de SIF 3404) para exportar produtos para a China. As causas da suspensão estão sendo analisadas junto aos órgãos competentes, para que sejam adotadas todas as providências necessárias para reativar o quanto antes referida habilitação. A SSA reafirma seu compromisso com a excelência operacional de suas unidades e consequente qualidade e segurança de seus produtos”.

Da redação /g5News