sexta-feira, 01/03/2024
Banner animado
InícioVida e SaudeColíder desenvolve o Projeto Horta na Escola

Colíder desenvolve o Projeto Horta na Escola

Banner animado

                   A Prefeitura de Colíder, através da Secretaria de Educação, está desenvolvendo o projeto da “Horta na Escola” em algumas unidades da Rede Municipal usando o tema “Sustentabilidade”. Na Escola Municipal Santa Maria do Ouro Verde, visitada recentemente por Thaís Ferrari nutricionista Responsável Técnico pelo ‘PNAE’ Programa Nacional de Alimentação,foi lançado o projeto com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos do 1° ao 9º ano, promovendo uma educação integral de qualidade e incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que planta, planejar o que plantou, regar, cuidar e colher. O aluno é estimulado à construção dos princípios de responsabilidades e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e com a comunidade. Esses conhecimentos podem ser socializados nas escolas e transportados para a vida familiar, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.

 Além de Promover a saúde: “A Horta pode ser um laboratório vivo para várias atividades didáticas onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade. A diversidade de hortaliças garante uma variedade de cores, formas, cheiros e nutrientes importantes para a qualidade da alimentação e é importante também que todas as dicas de conservação e utilização das hortaliças sejam seguidas para que os nutrientes sejam aproveitados em sua totalidade promovendo saúde.” Enfatizou Thaís.

 Fazer uma horta é fácil, é só escolher um terreno plano, com boa luminosidade e voltado para o nascente, revolver a terra, disponibilizar água para irrigação e sistema de drenagem, por exemplo: canaletas, longe de sanitários e esgotos e isolado com pouco trânsito de pessoas e animais. São essenciais para o preparo da terra e plantio algumas ferramentas: Enxada, Enxadão, Regador, Ancinho, Sacho, Carrinho-de-mão, etc.

 O preparo do canteiro necessita de alguns cuidados, como: limpar o terreno, revirar a terra, desmanchar os torrões, demarcar os canteiros e, caso o solo necessite de correção, podem ser utilizadas cal hidratado, adubar os canteiros e fazer as covas com antecedência. “Porém a higiene é essencial no preparo das hortaliças, principalmente as que serão consumidas cruas, devem ser lavadas em água filtrada ou fervida, mergulhadas num recipiente com solução clorada, e, em seguida enxaguadas em água potável. A higiene das cozinhas escolares é extremamente importante para evitar a contaminação destas hortaliças, é fundamental deixar o local sempre limpo, não acumulando restos de comida e lixos, não só dentro das cozinhas, mas também em todo ambiente escolar”, concluiu Thaís.

Elias Aranha – Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes