terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasEducaçãoCOMO PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO? Veja 10 excelentes dicas de especialistas

COMO PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO? Veja 10 excelentes dicas de especialistas

Banner animado

Por Renata Giraldi

Imagem de capa para Como passar em concurso público? Veja 10 dicas de especialistas
Manter o foco e ter rotina fixa de estudo são algumas das dicas de especialistas para quem quer passar em concurso público. – Foto: reprodução / Agência Brasil

O anúncio do Enem do Concurso Público Nacional Unificado, com 6.590 vagas federais, move uma única pergunta. Como passar em concurso público? Em busca de dicas, o Só Notícia Boa ouviu especialistas na área e as dicas que eles sugerem. (Veja abaixo o top 10).

Os especialistas afirmam que não há receita de bolo para passar em concurso público, mas pelo menos três aspectos são fundamentais: manter o foco, ter rotina fixa de estudo e fazer muitos exercícios relacionados à prova escolhida.

A professora Ana Paula Corrêa, do Centro Universitário de Brasília (UDF) e da Academia de Direito Penal, resumiu o que deve mover um concurseiro: “Uma pessoa que não tem sonhos, não tem perspectivas para o futuro e não tem motivo para lutar”.

Ouça quem entende

Diogo Alves, professor de redação do Gran Cursos em Brasília, é um showman. As aulas dele são espetaculares: músicas, brincadeiras e muito conteúdo. Não é à toa que ele tem quase 80 mil seguidores ávidos por dicas para concurso público e os internautas são só elogios.

Porém, Diogo é claro nas dicas: muito estudo, redação pelo menos duas vezes por semana e buscar compreender o que o concurso escolhido cobra. “Esse é o caminho: foco e estudo”, sintetizou.

Para Paloma Nascimento, professora da UDF, homenageada pelas últimas sete turmas de formandos de Direito, a vitória em concurso público passa pela disciplina, por um cronograma organizado de estudos e tarefas, além de muita dedicação.

“É preciso definir que área você quer seguir? É importante estabelecer essa definição para poder organizar os estudos. Também busque observar o perfil da banca examinadora”, disse.

Dicas Valiosas

Os especialistas são unânimes ao listar as dicas para quem quer passar em concurso público.

Sem considerar a área exata que a pessoa vai tentar, mas de uma forma geral, os professores mencionam ainda que é preciso cuidar e respeitar os próprios limites físicos e psicológicos.

Top 10 de dicas para passar em concurso público:

  1. Ter foco: qual área você quer seguir?
  2. Reunir editais dos concursos anteriores
  3. Levantar todos os exercícios cobrados anteriormente
  4. Definir quantas horas por dia estarão disponíveis para estudo
  5. Estabelecer o cronograma para estudar
  6. Fazer simulados
  7. Dedicar boa parte do tempo à parte básica: Português, Lógica e Tecnologia – temas cobrados em praticamente todos os concursos
  8. Treinar redação duas vezes por semana
  9. Manter a leitura de temas de atualidades, no momento destaque para: o conflito Israel e Palestina, além de Rússia e Ucrânia
  10. Analisar cuidadosamente o perfil da banca e o que costuma cobrar

Questões de vida

Para Ana Paula, o concurseiro deve buscar meios motivacionais para manter o foco e a confiança, ela sugere, por exemplo:

  • Evitar pessoas negativas
  • Cuidar da saúde mental, falhou? Tenta novamente
  • Fixar metas: quer conhecer as Ilhas Maldivas? Põe a foto da praia e siga
  • Ficar longe do que te aborrece, o que inclui redes sociais, se necessário

Diogo Alves sugere ainda:

  • Atenção aos temas de atualidades, acompanhe o que se passa no Brasil e no mundo

Para Paloma Nascimento, não existem soluções milagrosas

  • Planejar e obedecer o estabelecido
  • É preciso estudar
  • Abdicar de horas de lazer e da companhia de pessoas queridas

Fuja desses erros

Os professores advertem ainda sobre armadilhas que voltam e meia assombram quem estuda para concurso, por isso muita atenção:

  • Foco difuso: fazer concursos em áreas diversas que não têm conexão entre si. Isso leva a uma gama de conhecimento impossível de ser alcançada
  • Alteração de plano de estudos: organizou e definiu o plano, de acordo com seus horários e disponibilidade, siga, não altere exceto em situações muito excepcionais
  • Não pule exercícios: faça todos os exercícios, que estiverem ao seu alcance, relacionados ao concurso que pretende ser aprovado. É a prática que aperfeiçoa.
  • Excesso de economia: se seu concurso exige que você tenha um conhecimento muito específico, busque um especialista, vá atrás dele, não poupe. É investimento.

Especialistas dizem que é preciso respeitar os próprios limites físicos e psicológicos para estudar e passar em concurso público - Foto: Agência Brasil

Especialistas dizem que é preciso respeitar os próprios limites físicos e psicológicos para estudar e passar em concurso público – Foto: Agência Brasil

Espalhe Notícia Boa!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes