domingo, 03/12/2023
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioConab e governo da Bahia assinam acordo de cooperação

Conab e governo da Bahia assinam acordo de cooperação

Banner animado
Evento de anúncio da assinatura de termo de cooperação entre Conab e governo da Bahia

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), assinaram na última terça-feira (25), um ter de cooperação técnica para a implantação de 27 polos territoriais de apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar para mercados institucionais.

De acordo com o governo da Bahia, esses polos vão dar assistência às associações e cooperativas nos 27 territórios de identidade. A parceria deve estimular a produção de alimentos saudáveis na Bahia para atender ao .

A união de esforços beneficia associações e cooperativas baianas empenhadas em produzir e entregar alimentos de qualidade. Edegar Pretto, presidente da Conab, destacou a força da agricultura familiar, e que a Bahia é o estado que mais demandou para o PAA nacional. Segundo ele, foram mais de 540 propostas, o que representa 12% do total de inscrições do PAA nacional.

“Além disso, o governo do estado se comprometeu a nos ajudar a prestar assessoria para todas as entidades que estão levando produtos para o PAA e fazer uma cooperação sobre as informações da safra brasileira, com o recorte especial para os territórios da Bahia”. – Edegar Pretto, presidente da Conab.

Fortalecimento do PNAE e PAA

O governo da Bahia informou que serão 27 bases de serviços e 27 profissionais com veículos e combustíveis para dinamizar, orientar e monitorar o PAA nos 27 territórios baianos.

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, ressaltou que a iniciativa vai favorecer também o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O Governo do Estado institui que os diretores e as diretoras das escolas possam comprar os gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar. Ou seja, a gente está falando de uma ação que envolve os R$ 302 milhões do PNAE e mais R$ 140 milhões entregues em propostas da Bahia para o PAA. Isso nos dá uma perspectiva muito boa para impulsionar os empreendimentos da agricultura familiar”, comentou Ribeiro.

Ícaro Rennê, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-Bahia),  sinalizou as vantagens dessa parceria. “Para nós, é o Brasil perfeito porque vamos vender os alimentos das cooperativas e associações, gerando renda no campo, e vamos gerar alimento para quem mais precisa por meio dessa parceria com o PAA”, informou.

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes