terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasEsportesConfirmada pela Fifa Mundial de 2025 com Flamengo, Palmeiras e Fluminense

Confirmada pela Fifa Mundial de 2025 com Flamengo, Palmeiras e Fluminense

Banner animado

O Conselho da Fifa (Federação Internacional de Futebol) se reuniu neste domingo (17.dez.2023), em Jeddah, na Arábia Saudita, e definiu os detalhes do novo Mundial de Clubes da entidade, que terá a edição inicial em 2025. O torneio, que reunirá 32 equipes, será disputado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho.

O período destinado à competição compreende a reta final da temporada europeia e o meio das competições brasileiras e sul-americanas. O Brasil tem 3 clubes classificados à edição inaugural deste novo Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das Libertadores de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. O vencedor de 2024 também se garantirá no torneio.

inda segundo a Fifa, a partir do ano que vem, haverá uma competição anual, com nome de Copa Intercontinental, reunindo os campeões das 7 confederações. O formato se assemelha ao do atual Mundial, com uma diferença: o vencedor da Liga dos Campeões de Europa vai direto à final, enquanto os demais times – entre eles o ganhador da Libertadores – se enfrentarão em confrontos eliminatórios.

Outra definição anunciada pelo Conselho da Fifa foi a das sedes dos próximos Mundiais sub-20. O masculino, em 2025, será no Chile. O feminino, em 2026, na Polônia.

É ótimo ver novas medidas aprovadas pelo Conselho da Fifa, enquanto continuamos a nos esforçar para alcançar nosso objetivo de tornar o futebol verdadeiramente global”, comentou o presidente da entidade, Gianni Infantino, no Instagram.

Una publicación compartida por Gianni Infantino – FIFA President (@gianni_infantino)

Una publicación compartida por Gianni Infantino – FIFA President (@gianni_infantino)

A América do Sul tem direito a 6 lugares no novo Mundial. Além dos quatro campeões da Libertadores entre 2021 e 2024, outras duas equipes serão definidas por meio de um ranking, cujos critérios ainda serão divulgados. A Europa terá 12 equipes, sendo 4 vencedores da Liga dos Campeões (também 2021 a 2024) e 8 times via ranking.

As confederações das Américas do Norte, Central e Caribe, da Ásia e da África terão 4 vagas cada uma. Já a Oceania terá 1 representante, assim como o país-sede – que, no caso de 2025, serão os Estados Unidos.

Times já classificados para o Mundial de 2025

  • América do Sul – Palmeiras, Flamengo e Fluminense
  • Europa –  Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha) e Manchester City (Inglaterra)
  • Américas Central e do Norte – Monterrey (México), Seattle Sounders (Estados Unidos) e León (México)
  • Ásia – Al Hilal (Arábia Saudita) e Urawa Reds (Japão)
  • África – Al Ahly (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos)

Com informações da Agência Brasil

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes