quarta-feira, 17/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioContribuição das mulheres na renda familiar é maior no campo

Contribuição das mulheres na renda familiar é maior no campo

Banner animado

COLIMEL

vermelho.org.br

No meio rural, a contribuição é de 42,4%; no meio urbano, a contribuição é de 40,7%

 

FONTE: PORTAL BRASIL

                   Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), as mulheres do campo contribuem mais com a renda familiar (42,4%) do que as que vivem nas cidades (40,7%). O Nordeste é a região onde a colaboração monetária das mulheres rurais é maior (51%). 

                  Ainda de acordo com o IBGE, em 2000, as mulheres chefiavam 24,9% dos 44,8 milhões de domicílios particulares. Em 2010, essa proporção cresceu para 38,7% dos 57,3 milhões de domicílios. Um aumento de 13,7 pontos percentuais. 

              A diretora de políticas para as mulheres do MDA, Karla Hora, ressalta a importância dos programas sociais para o aumento da renda da mulher rural.

               “Se eu olho bem para o meio rural também entendemos que parte dessa melhoria da contribuição monetária das mulheres na família tem a ver com os programas de inclusão produtiva, considerando que o perfil do meio rural se caracteriza, em grande parte, pela agricultura familiar”, explica Hora.

                          Os dados relativos ao crescimento da renda da mulher fazem parte da publicação “Estatísticas de Gênero: Uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010”, elaborada no âmbito do Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG), lançada com o apoio do MDA e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).

“Essa publicação facilita o acesso aos dados sobre a presença das mulheres no meio rural tanto do ponto de vista econômico, como de acesso a educação e de caracterização do seu perfil”, finaliza a diretora do MDA. Postada por JL  Pindado Verdugo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes