terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioControle eficaz da gripe suína protege plantel de outras doenças

Controle eficaz da gripe suína protege plantel de outras doenças

Banner animado

A gripe suína é uma doença que causa prejuízos à saúde dos animais, impedindo que eles atinjam o máximo de desempenho e impactando a rentabilidade do suinocultor.

Além disso, a contaminação pelo vírus deixa os animais predispostos à invasão de outros agentes, o que pode levar a perdas ainda maiores nas granjas.

Com a aproximação do inverno, os suinocultores precisam estar atentos à doença e adotar medidas para prevenir sua disseminação.

De acordo com o gerente técnico de suínos da Zoetis, Dalvan Veit, o vírus é altamente contagioso e desafia tanto o plantel quanto os suinocultores.

Os animais adoecidos que desenvolvem pneumonias secundárias precisam ser identificados e separados dos demais para possibilitar a recuperação e evitar mais prejuízos.

A transmissão da doença entre os suínos acontece por meio do contato com secreções respiratórias contaminadas, como descarga nasal, e pelo ar, através de perdigotos contaminados.

Como acontece com a gripe em humanos, o vírus que acomete os suínos também sofre mutações.

Atualmente, no Brasil, são encontrados três subtipos do vírus da Influenza suína — H1N1, H1N2 e H3N2. Dentre estes, a variante “H1N1 pandêmico” tem se mostrado a mais patogênica, principalmente pela inflamação mais intensa que causa aos animais.

Para mitigar os problemas dentro da granja, os produtores podem adotar medidas como restringir a entrada de pessoas e animais nos locais de produção, vacinar todos os colaboradores contra a influenza, além de vacinar os animais.

O especialista reforça ainda que a Influenza A pode ser transmitida pelo ser humano aos animais.

A melhor forma de prevenção é vacinar o rebanho e todos que têm contato com os animais na granja. Com a adoção de medidas preventivas, os suinocultores podem proteger o plantel de outras doenças e garantir a saúde e o bom desempenho dos animais.

gripe suínagripe suína
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes