quarta-feira, 21/02/2024
Banner animado
InícioNotíciasEsportesCorrer faz bem para o cérebro: aumenta número de neurônios

Correr faz bem para o cérebro: aumenta número de neurônios

Banner animado

Foto: lzf/Thinkstock

Foto: lzf/Thinkstock

Mais um motivo para praticar corridas… ou começar a correr se você está parado.

                 Pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia garantem que correr pode aumentar o número de células cerebrais.

 A conclusão foi que, enquanto o primeiro grupo demonstrou uma multiplicação nas células do cérebro, os outros dois times não tiveram mudança significativa.

Exercícios

Os exercícios foram adaptados para o corpo dos animais. Para o time da corrida, uma pequena esteira foi colocada para os ratos, que corriam por meia hora durante três dias da semana.

No caso dos que levantavam peso, amarraram pequenos pesos aos rabos dos roedores e os fizeram subis escadas.

O terceiro grupo fazia o rato correr com arrancadas maiores e depois diminuir a velocidade, mas aplicando choques para fazer o animal correr sempre no seu limite.

Estresse

De acordo com a pesquisa, o estresse pode estar relacionado com o fato das células não se reproduzirem nos outros casos. Tanto o levantamento de peso, quanto o treinamento de alta intensidade deixavam os ratos mais estressados.

“Estresse é comumente considerado um inibidor na neurogênese adulta”, explica o texto. Por outro lado, os ratos que resolveram correr na esteira por livre e espontânea vontade foram os que registraram o maior número de células cerebrais.

Miriam Nokia, autora da pesquisa, afirma que os benefícios cerebrais de levantar peso podem existir, só que ainda não foram notados.

“Os efeitos do treino anaeróbico sobre o cérebro é definitivamente, algo que eu quero estudar mais”, disse Nokia em entrevista ao site americano Fastcoexist.

Com informações da Exame

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes