Taques ressaltou ainda que o Governo do Estado faz questão de estar presente nesses eventos e neste momento de transformação, inclusive na vida de muitos dos participantes. “Eu conheço pessoas que estiveram doentes há três ou quatro anos e agora estão aà correndo, isso serve de inspiração para muita genteâ€.
O pódio masculino foi completado por Gilmar Lopes, que com 30m50s ficou na terceira colocação. O quarto lugar foi garantido por Wendel Souza, com 31m03s, enquanto que o queniano Edwin Kiprop levou a quinta colocação, com 31m14s.
       Entre as mulheres, a bicampeã Delvine Meringor recebeu a medalha das mãos da primeira-dama do Estado, Samira Martins. A queniana completou o percurso em 35m06. Em segundo lugar ficou Failuna Abdi Matanga, da Tanzânia, e na terceira colocação a brasileira Sueli Pereira da Silva. No quarto e quinto lugar ficaram outras duas atletas africanas, Natalia Sulle, da Tanzânia, e Carolyne Komen, do Quênia.
Maria Silvana Araújo Ramos foi a mato-grossense melhor colocada e por muito pouco não completou o pódio. Ela ficou com a sexta posição.
A prova teve três largadas, a primeira dos atletas especiais, às 7h. O pelotão de elite feminino largou às 7h15 enquanto que as categorias elite masculina e geral às 7h30.