sábado, 02/03/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTACUFA: ações transformadoras que beneficiam Colider

CUFA: ações transformadoras que beneficiam Colider

Banner animado

   CUFA COLIDER    

         Com a presença de um público fiel e compromissado, a CUFA/Colider – MT realizou na manhã do sábado, 16 de abril a inauguração do escritório local na Rua Machado de Assis, 551, Setor Norte.

                    A solenidade marcou um momento importante para a entidade, considerando a importância da transformação de espaços sociais esquecidos com ações que realmente façam diferença na vida das pessoas e apontem um novo horizonte para as comunidades em vulnerabilidade social, despertando a autoestima e qualidade de vida nos jovens dos bairros periféricos.

                   Assim, baseado nos valores a ética, transparência, solidariedade, diversidade, autonomia e independência, parceiros importantes como o Plano de Assistência Familiar Pax Norte, Prefeitura Municipal de Colíder, Cooperativa de Crédito Sicredi, Centro de Ensino FISK, Invest Loteamentos, DJ Jotinha, NTCNet Fibra, TV Tropical (SBT) e TV Piraiba (Redetv) prestigiaram o momento, firmando compromissos para o desenvolvimento social, econômico, esportivo, artístico e cultural as pessoas das periferias, via apoio aos projetos que valorizem talentos e aptidões individuais e/ou coletivas destinadas prioritariamente a crianças, jovens e mulheres de comunidades periféricas, pois este público apresenta alto grau de vulnerabilidade psicossocial, principalmente por seu envolvimento ou proximidade com a violência.

                   Na ocasião o coordenador local fez um breve histórico de ações e realizações importantes da CUFA/Colíder – MT para o município e região, pois no período de 2009 e 2010 a Instituição realizou um projeto em parceria com a Escola Estadual Antônio Paes de Barros atendendo 60 crianças e adolescentes nas atividades de skate, capoeira, bike flatland, dança de rua, break dance.

                 No ano de 2010 a CUFA em parceira com a Prefeitura Municipal de Colíder e o com o Instituto Marista de Solidariedade realizou a Feira Cultural da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região Extremo Norte de Mato Grosso – Território da Cidadania Portal da Amazônia – MT em Colíder. O evento contou com a participação de expositores, pesquisadores e autoridades de 22 municípios da região.

            Em 2011, a organização iniciou as atividades do PROJETO ONÇA PINTADA que atendeu 80 crianças e adolescentes nas atividades de skate, dança de rua e capoeira, a ação contou com o patrocínio do Banco da Amazônia, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Colíder e TV Tropical.

            No ano de 2.012 o PROJETO ONÇA PINTADA passa atender 160 crianças e adolescentes diariamente nas atividades de skate, dança de rua, basquete, teatro, fotografia, palestras e workshops e foi apoiado pelo Criança Esperança (Um projeto Rede Globo em parceria com a Unesco), Prefeitura Municipal de Colíder, TV Tropical e Comercio Local.

            Já no ano de 2013, a entidade realizou o Viradão Esportivo, evento com 33 horas consecutivas de esportes e foi patrocinado pelo Banco da Amazônia, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Colíder e TV Tropical.

            Em 2014 as atividades não pararam, o Projeto Onça Pintada foi reconhecido pela FIFA e Adidas e é premiado com qualificação no Rio de Janeiro – RJ.

              No ano de 2015 executou o Projeto Onça Pintada com o apoio da Cooperativa de Crédito Sicredi, Centro de Ensino FISK, Invest Loteamentos e NTCFibra e, em parceira da Escola Municipal (do Campo) São Mateus, realizou o I Encontro Ecumênico de Formação Religiosa e Cultural com o Tema “Juventude do Campo Saberes e Valores para a Vida”.

               No dia Internacional das Favelas, 04 de novembro as atividades recreativas e culturais foram desenvolvidas nas dependências da Escola Municipal do Campo São Mateus.

                E para fechar 2015 com muita festa, cultura e lazer a CUFA/Colíder realizou na Escola Municipal (do Campo) São Mateus, no dia 18 de dezembro, aniversario de Colíder uma tarde cultural com crianças das escolas do Campo de Colíder – MT.

Por Norma Nobre

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes