domingo, 26/05/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeDengue: Brasil chega a 3 milhões de casos em 2024 

Dengue: Brasil chega a 3 milhões de casos em 2024 

Banner animado

Ministério da Saúde acredita que país ultrapassará os 4 milhões de casos este ano

Por Tamires Ferreira, editado por Bruno Ignacio de Lima 

Mosquitos da dengue
Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

De acordo com atualização do Ministério da Saúde, o Brasil acaba de alcançar os 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número, segundo dados divulgados na quarta-feira (10), já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos. 

A marca dos 3 milhões de casos de dengue corrobora com previsão do Ministério da Saúde divulgada em fevereiro. Segundo a pasta, o Brasil ultrapassará provavelmente os 4 milhões de casos este ano dada a antecipação das infecções, impulsionadas principalmente pelas mudanças climáticas e o El Niño. 

A previsão é de até 4,2 milhões de casos, número nunca visto antes. Há menos de um mês, o Brasil chegava a 2 milhões de casos, já quebrando o recorde de toda a série histórica da dengue, feita desde 2000. 

Apesar da tendência de queda e estabilidade, os estados ainda seguem em emergência. Entre as capitais, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG) também declararam emergência epidemiológica devido à doença. 

Vacinação contra a dengue 

A prefeitura de São Paulo confirmou esta semana a ampliação da vacinação contra a dengue na capital. A partir desta quinta-feira, 11 de abril, o imunizante estará disponível para todas as crianças e jovens na faixa etária de 10 a 14 anos que moram ou estudam na cidade. Saiba detalhes aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes