terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIADia da Consciência Negra: onde será feriado dia 20

Dia da Consciência Negra: onde será feriado dia 20

Banner animado

Por Karen Belém

Imagem de capa para Dia da Consciência Negra: onde será feriado dia 20
São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro são os estados em que o Dia da Consciência Negra é feriado. E um projeto pode transformar a data em feriado nacional. -Foto: reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil 

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, um líder importante na luta contra a escravidão no Brasil, e em alguns lugares do país essa data é feriado.

Em setembro de 2023, o governador de São Paulo aprovou uma lei tornando o dia 20 de novembro feriado em todos os municípios paulistas. Antes, cada cidade decidia se teria ou não feriado nesse dia.

Além de São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro também consideram o Dia da Consciência Negra como feriado em todas as cidades do estado.

Nos outros estados, as leis municipais podem decidir se terão feriado nessa data, cidade por cidade. No Distrito Federal, a data é considerada ponto facultativo.

Essa data é importante para relembrar a história e a luta dos negros no Brasil, além de nos fazer pensar sobre igualdade racial e o que estamos fazendo para combater o racismo.

A data deveria ser feriado nacional 

Essa data marca a morte de Zumbi dos Palmares, um líder muito importante na luta contra a escravidão no Brasil. Infelizmente, ele foi assassinado e sua cabeça foi exposta em praça pública.

Ao celebrarmos essa data, discutimos sobre o povo e a cultura africana no Brasil, dando importância às nossas raízes e resgatando a história.

Desde 2003, o Dia da Consciência Negra faz parte do calendário escolar e é comemorado em muitas cidades brasileiras.

A história de Zumbi e seu legado continuam vivos

Em processo 

Um projeto de lei que tramita no Congresso quer transformar o Dia da Consciência Negra em um feriado nacional. 

A proposta é homenagear o legado de Zumbi dos Palmares e sua luta contra a escravidão.

A data também é um momento para pensar sobre a contribuição significativa dos pretos para a construção da sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra lembra a data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Foto: reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil 

O Dia da Consciência Negra lembra a data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Foto: reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil

Espalhe Notícia Boa!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes