domingo, 26/05/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIADia Nacional dos Povos Indígenas e a astronomia: saiba tudo no Olhar...

Dia Nacional dos Povos Indígenas e a astronomia: saiba tudo no Olhar Espacial

Banner animado

O Olhar Espacial desta sexta-feira (19) vai abordar a astronomia dos povos originários do Brasil neste Dia Nacional dos Povos Indígenas

Flavia Correia  

Crédito: Ricardo Stuckert / Povos Indígenas do Brasil (Facebook)

Considerada a mais antiga das ciências, a astronomia se desenvolveu de forma distinta em diferentes civilizações ao redor do mundo

Na Europa, na Ásia e no Norte da África, ela evoluiu sob influência das culturas grega e chinesa. Já os antigos povos que habitavam as Américas tinham uma identidade cultural única e, por isso, desenvolveram uma cultura astronômica original e completamente independente do Velho Mundo.

Crédito: Rodrigo Guerra

No Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (19), Dia Nacional dos Povos Indígenas, vamos entender um pouco mais sobre a astronomia dos indígenas brasileiros e como a observação dos astros orienta suas atividades e sua organização social.

Para abordar este assunto tão rico, o programa vai receber Hutson Roger Silva, indigenista e docente do Instituto Federal do Amapá/Campus Avançado Oiapoque, graduado em Licenciatura em Matemática e Computação e Bacharelado em Física, com mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Desenvolve projetos de extensão e pesquisas nas áreas de Robótica e Etnoastronomia dos Povos Indígenas.

O indigenista Hutson Roger Silva é o convidado desta sexta-feira (19) do Olhar Espacial. Crédito: Arquivo Pessoal

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes