segunda-feira, 04/12/2023
Banner animado
InícioGeralEconomiaDiferença entre ricos e pobres em Mato Grosso cai 20% e governo...

Diferença entre ricos e pobres em Mato Grosso cai 20% e governo avalia que Estado é 3º com menor desigualdade

Banner animado

A diferença de renda entre os mais ricos e os mais pobres reduziu em 20% no período de 12 anos. Com esse balanço, o Estado é o 3º menos desigual do Brasil. As informações foram analisadas pelo Observatório de Desenvolvimento Econômico da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, a partir das informações extraídas dos dados preliminares do Censo 2022, divulgado há poucos dias , pelo IBGE e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O índice de Gini é um indicador que reflete a desigualdade socioeconômica dos países e territórios, mensurando a distribuição de renda entre as populações. Quanto mais próximo ao zero, menor o abismo social. Mato Grosso teve índice de Gini de 0,45. As melhores posições são de Rondônia (0,447) e Santa Catarina (0,419). No Censo de 2010, Mato Grosso estava na 7ª colocação com 0,5652 e no ano 2000, o Estado tinha 0,6278, na 12º colocação.

O economista do Observatório de Desenvolvimento Econômico, Maxwell da Silva Santos, disse que a geração de emprego e renda no Estado é um multiplicador econômico importante para o fluxo da troca de bens e serviços, possibilitando o aumento da distribuição de renda na sociedade como um todo “Políticas de redistribuição de renda como o SER Família tem impacto social, permitindo que as camadas mais pobres tenham acesso a uma renda mínima. Com o dinheiro circulando mais, ele chega a mais pessoas”, avaliou. 

O governador Mauro Mendes comemorou os resultados, pois eles refletem o rumo certo de sua gestão. “Temos investido em políticas sociais, habitação, qualificação e geração de emprego. As centenas de obras e ações fomentadas pelo próprio Governo, junto com as medidas que tomamos para atrair mais empresas para cá fizeram Mato Grosso saltar em desenvolvimento e, consequentemente, em aumento de renda e qualidade de vida para a população”

O secretário César Miranda é otimista e projeta que os investimentos realizados nos últimos anos e os que o Governo tem pensado para o futuro de Mato Grosso deve criar um ambiente ainda menos desigual e com possibilidade de ultrapassar Santa Catarina. “Estamos diversificando a economia, investindo em industrialização que atrair mais empregos formais, incentivando a abertura de novas empresas, incentivos e todo esse cenário faz com que a renda chegue a todas as camadas da população”.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes