
                      Direitos e deveres dos pais e filhos…
                 …Esse foi tema da palestra proferida pela parceira pedagógica Advogada Vilma Barbosa, que também é Diretora da Escola Atalaia, no dia 15/05 aos GMs e pais dos mesmos. Ela vem dedicando parte do seu tempo em prol a formação daquelas crianças e adolescentes, e neste dia por algumas horas Vilma falou sobre “ DIREITOS E DEVERES DOS PAIS E FILHOSâ€, enfatizando que na famÃlia deve e precisa haver hierarquia, não sendo iguais os componentes de uma famÃlia, onde os pais estabelecem essa diferença impondo limites, auxiliando os filhos na superação das frustrações, indicando os rumos,  determinando o que pode e o que não pode, sendo os pais o alicerce da vida da criança e adolescente. E prepara-los para que se desenvolvam com capacidade para tomadas de decisões,  dentro de princÃpios morais é um  trabalho que  precisa  ser exercitado pelos pais tanto no lar quanto no acompanhamento dos filhos na vida escolar, lembrando que “são nos pais  que as crianças se espelhamâ€. Assim, o lar perfeito a ser oferecido pelos pais aos filhos é aquele onde reina a harmonia, a paz, a compreensão, o amor, enfim, onde a famÃlia vive em unidade, pais e filhos se amando e respeitando. Sendo o diálogo a melhor forma de educar, de mostrar para os filhos o certo e o errado, os direitos e os deveres, assim a palestrante teceu alguns esclarecimentos também sobre a “Lei da Palmada† e o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), discorrendo  sobre o artigo 18 que reza sobre o castigo corporal(fÃsico).
        Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo fÃsico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da famÃlia ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. CF.
            Quanto aos filhos, crianças e adolescentes, principalmente, que estão em formação moral, biológica, espiritual e intelectual, precisam entender da necessidade de obedecer aos seus pais, pois deles muito necessitam, precisam de apoio para seus desenvolvimento.
                        Filhos obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Efésios 6:1-3
         Foi sem sombra de dúvida uma palestra muito benéfica voltada aos pais e também aos filhos, orientando-os no sentido de tonificar os laços familiares para que pais e filhos possam enfrentar as dificuldades do dia-a-dia cada vez mais unidos.
Deusa Luz/Da Redação









































